clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 |  hmin

EUA estimam em 600 o total de rebeldes mortos em Falluja

Operação já matou 18 soldados americanos e cinco civis iraquianos


O Exército dos Estados Unidos informou nesta quinta, dia 11, que cerca de 600 insurgentes morreram desde o início da ação na cidade rebelde de Falluja, a 50 quilômetros da capital iraquianda, Bagdá.

Segundo o comando americano, o total de mortes seria apenas um cálculo aproximado. O general Richard Myers, chefe do Estado-Maior, disse que entre 1,2 mil  e 3 mil rebelder escondiam-se na região.

– Centenas e centenas de insurgentes foram mortos ou capturados – afirmou.

O número de civis feridos na cidade é desconhecido. Estima-se que a maioria dos residentes de Falluja tenha fugido antes do início da operação, na segunda, dia 8. Os outros mantêm-se escondidos dentro de suas casas, sem luz elétrica e escasso fornecimento de alimentos.

Nesta manhã, aviões bombardearam a parte sul da cidade, onde os EUA apertam o cerco contra a insurgência. A operação dos EUA em Falluja tenta pôr fim às atividades rebeldes antes das eleições no país, previstas para janeiro. Pelo menos 18 soldados norte-americanos e cinco civis iraquianos já morreram na ação.

As tropas americanas também tentam encontrar o terrorista jordaniano Abu Musab Al Zarqawi, responsável por vários seqüestros e decapitações de estrangeiros no Iraque e principal líder rebelde contrário à ocupação do país pelos EUA. O Exército americano oferece recompensa de US$ 25 milhões por informações que levem à captura ou à morte de Al Zarqawi, mas ele já pode ter fugido de Falluja.

Imagens da ofensiva em Falluja

 

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.