clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 |  hmin

ONU inclui em sua lista de terror rede de Zarqawi no Iraque

Documento determina que citados devem ter bens congelados

Um painel da Organização das Nações Unidas (ONU) colocou em sua lista de sanções redes controladas pelo jordaniano Abu Musab al-Zarqawi no Iraque, após elas assumirem responsabilidade por diversos bombardeios, seqüestros e decapitações no país. Zarqawi, acusado pelo governo norte-americano de ser o idealizador de muitos ataques terroristas no Iraque, foi colocado na lista pelos Estados Unidos em setembro de 2003.

Na segunda, novos nomes foram acrescentados à lista, a qual determina que nações ao redor do mundo confisquem armas e congelem bens dos indicados. A decisão foi anunciada pelo comitê da ONU na terça. A Grã-Bretanha e os EUA solicitaram que as redes fossem colocadas na lista da ONU. Essas redes incluem o grupo Tawhid e Jihad – também conhecido como Monoteísmo e Jihad.

O grupo assumiu a autoria de duas explosões – uma delas um ataque suicida – que mataram cinco pessoas dentro da chamada ''Zona Verde'' de Bagdá na última quinta. Zarqawi declarou-se também responsável pelo ataque à sede da ONU em Bagdá em agosto de 2003 – quando morreu o chefe da missão no país, o brasileiro Sérgio Vieira de Mello.

O comitê da ONU, que inclui todos os 15 membros do Conselho de Segurança, foi criado para impor sanções a Osama bin Laden, à sua rede Al-Qaeda e à milícia Talibã, que abrigava o militante no Afeganistão. Mais de 300 indivíduos, grupos, instituições de caridade e empresas integram a lista.

As informações são da agência Reuters.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.