clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 |  hmin

Kuwaitianos ficam furiosos com declarações de Saddam

Ex-ditador descreveu os moradores do país comoo cães

Os moradores do Kuweit mostraram-se furiosos nesta sexta, dia 2, depois do ex-ditador do Iraque Saddam Hussein, em uma breve declaração feita diante de uma corte de Justiça, tê-los descrito como "cães'' e ter dito que o pequeno país era parte do território iraquiano. Meios de comunicação oficiais bombardearam o país com fotos de Saddam na audiência realizada na quinta-feira em Bagdá (capital iraquiana), ao lado das críticas lançadas por políticos kuweitianos.

– Deixem que ele fale o que quiser. O destino dele já é sabido. O destino dele é com os cães – afirmou o primeiro-ministro do Kuwait, príncipe xeique Sabah Al Ahmad Al Sabah, repetindo a exigência de que Saddam seja condenado à morte.

Cidadãos comuns do país expressaram opiniões semelhantes.

– Esse cara deveria ser enforcado. Ele não é um ser humano – afirmou Adel Boushihri, 51, empregado de um banco. – Algumas pessoas ainda têm problemas devido ao que Saddam fez com a gente. Ele fez nascer um profundo ódio entre os kuwaitianos e os iraquianos.

O ex-ditador do Iraque recusou-se a se declarar culpado pelo crime de ter invadido o Kuwait em 1990. – Estou surpreso de os senhores estarem me acusando disso, sendo iraquianos, quando os senhores sabem que o Kuwait é parte do Iraque.

Saddam também afirmou à corte: – Os soldados iraquianos saíram em defesa da honra do Iraque. Então, qual direito têm esses cães (kuwaitianos)? – afirmou.

Segundo o ministro de Defesa do Kuwait, xeque Jaber Al Mubarak Al Sabah, as recentes declarações de Saddam "sublinham mais uma vez que nossa decisão de dar apoio ao processo de libertação do Iraque estava 100% correto''. O Kuwait foi uma das bases de lançamento do ataque do ano passado liderado pelos EUA e que resultou na deposição do então ditador.

As informações são da agência Reuters.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.