clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 |  hmin

Ingleses protestam contra ocupação do Iraque na casa de Blair

Duzentas pessoas participaram da manifestação

Cerca de 200 manifestantes fizeram um protesto do lado de fora da residência do primeiro-ministro Tony Blair, em Londres, neste sábado, dia 17, pedindo o fim da ocupação no Iraque aos gritos. Eles se reuniram sob um cartaz com os dizeres como "Iraque para os iraquianos".

– Estamos pedindo a imediata retirada das tropas estrangeiras do Iraque – disse Andrew Burgin, da Coalizão Pare a Guerra, que ajudou a organizar o ato.

Blair, que acabou de voltar de conversações com o presidente norte-americano George W. Bush, afirmou em entrevista à BBC que está comprometido com a entrega do poder aos iraquianos no dia 30 de junho e que a grande maioria dos iraquianos quer a democracia.

– Temos de fazer o que for necessário para que isso ocorra – disse Blair.

Segundo ele, as forças lideradas pelos EUA derrotarão os "fanáticos, extremistas e terroristas" e levarão democracia ao Iraque. A Inglaterra tem a segunda maior força militar no Iraque, depois dos EUA, e foi aliada constante de Washington na guerra do Iraque.

A popularidade de Blair despencou depois da deposição do ex-presidente iraquiano Saddam Hussein. O premiê enfureceu os críticos do partido Trabalhista, que afirmaram que ele superestimou a ameaça representada pelo Iraque.

– Eu estaria exatamente na mesma posição – afirmou Blair, questionado se ele ainda iria para a guerra sabendo que não seriam encontradas armas de destruição em massa.

As informações são da agência Reuters.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.