| 24/07/2008 09h51min
O técnico Dunga admitiu, nesta quinta-feira, que só a medalha de ouro interessa ao Brasil no torneio olímpico de futebol em Pequim. A Seleção Brasileira nunca ganhou o título máximo no esporte em Jogos Olímpicos.
– Em qualquer competição que o futebol brasileiro entra nada serve como segundo. Só o primeiro. A Holanda ficou em segundo (vice-campeã das Copas de 1974 e 1978) e falamos maravilha dela. Fomos segundo em 1998 e foi um desastre. Futebol no Brasil tem que ser primeiro. Não tem outra opção. Temos que conviver com isso e trabalhar. Não tem outra forma – disse o treinador após o primeiro treino do Brasil nesta quinta-feira, em Cingapura.
Dunga teve uma conversa com os jogadores antes do primeiro treino lembrou a cultura do povo brasileiro de valorizar apenas os vencedores. O meia Diego, que em 2003 sentiu o peso de ser eliminado no pré-olímpico e perder a chance de estar em Atenas, admite que sem o ouro a Seleção será vista como mais uma que fracassou.
– Na bola não tem essa conversa (de prata ou bronze). Só o ouro interessa. O futebol é diferente para o Brasil. E o fato de a gente não ter essa medalha aumenta ainda mais a pressão. Mas isso é algo que o jogador da seleção está acostumado. Não tem como fugir desta responsabilidade. Se ganhar vem a gloria. Se perder a pressão será grande.
O Brasil conquistou duas vezes a medalha de prata nas Olimpíadas: 1984, em Los Angeles, e 1988, em Seul. Em 1996, a Seleção ficou com o bronze, em Atlanta.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.