| 25/06/2008 17h40min
A Alemanha repetiu a dose de heroísmo da Turquia e derrotou a adversária desta tarde de quarta-feira por 3 a 2, passando à final da Euro 2008. O gol da vitória alemã sobre os turcos foi marcado pelo lateral Lahm, aos 44min do 2º tempo, no Estádio St. Jakob Park, na Basiléia (Suíça).
Com o resultado, a Alemanha espera o vencedor de Rússia e Espanha, que se enfrentam nesta quinta-feira, para decidir a Euro 2008. A final será no próximo domingo, em Viena.
O 1º tempo contrariou a postura defensiva que as duas equipes demonstraram na primeira fase da Euro 2008. Desfalcada, a Turquia adotou o sistema 4-1-4-1, com duas linhas de quatro jogadores ao melhor estilo britânico: entre elas, o volante Mehmet Aurélio tinha liberdade para fazer a cobertura, enquanto Semih Senturk era o único atacante fixo.
A exemplo dos clubes ingleses que adotam esquema semelhante, a Turquia optou pelas investidas laterais. No lado direito, os turcos formaram uma triangulação envolvente, com Sabri, Kazim Kazim e Altintop.
Por ali, saíram as melhores jogadas, e o gol: aos 21min, cruzamento da direita, Kazim acerta o travessão e Boral pega o rebote, chutando entre as pernas de Lehmann.
Mas a insistência pela direita de ataque abriu a retaguarda no lado direito da defesa turca. Às costas de Sabri, a Alemanha começou a explorar a velocidade de Podolski.
Quatro minutos depois de sofrer o gol, o camisa 20 escapou livre e cruzou para Schweinsteiger, que se antecipou, empatando em gol muito parecido com o marcado por ele mesmo contra Portugal.
O empate e a intensa movimentação pela mesma faixa lateral do campo proporcionou mais chances de gol durante todo o 1º tempo. Kazim, que acertara o travessão no início do jogo, puxava as investidas turcas, enquanto Podolski respondia com perigo.
Loucura no final
A 2ª etapa continuou eletrizante. A Alemanha virou a partida aos 36min, com o
centroavante Klose, em falha do goleiro Rustu. Mas o atacante Semih Senturk -
o mesmo que matara a República Tcheca e a Croácia nos acréscimos, empatou novamente.
O gol de Senturk saiu aos 41min, comprovando até o momento a imortalidade turca. O 2 a 2 levava a partida para a prorrogação. Mas a Turquia acabou experimentando o mesmo veneno que aplicou nas partidas anteriores: aos 44min, o lateral-esquerdo Lahm recebeu livre na área e marcou 3 a 2, finalizando uma partida memorável e emocionante.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.