| 14/06/2008 20h18min
Com dois gols do centroavante Marcel e um do zagueiro William Thiego, o Grêmio derrotou o Goiás por 3 a 0 no final da tarde deste sábado e encostou no líder do Brasileirão. Com 13 pontos, o time de Celso Roth só perde a ponta para o Flamengo no saldo de gols.
Desde 1996 o Grêmio não vencia o Goiás no Estádio Serra Dourada. Neste sábado, o bom número de torcedores gremistas presentes no campo em Goiânia surpreendeu. Cerca de 25% do público era de pessoas identificadas com o clube gaúcho.
No próximo domingo, às 18h10min, o Tricolor recebe o Atlético-PR no Olímpico. Léo, expulso no final do jogo em Goiânia, é desfalque certo.
Começo difícil
Sem Perea, Pereira e Eduardo Costa, o time do Grêmio enfrentou sérias dificuldades durante os primeiros 45 minutos de partida. Desde o começo do jogo, o time da casa procurou jogar no campo defensivo dos gaúchos, pressionando muito a equipe tricolor.
O goleiro Victor foi o grande nome da primeira etapa. Aos 17 minutos, o lateral-direito Vitor recebeu na frente do goleiro gremista, que espalmou para escanteio. Ele salvou os gaúchos também quando saiu nos pés de Alex Terra e em uma cabeçada de Fernando.
As maiores preocupações do Grêmio eram com Paulo Baier e Pituca. Os meio-campistas se deslocavam do meio para o ataque com grande velocidade e tinham liberdade para criar boas jogadas para o Goiás.
Reclamação goiana
O lance mais polêmico do primeiro tempo ocorreu aos 23 minutos. Depois de uma cobrança de escanteio da esquerda, Jean afastou meio sem jeito de dentro da pequena área gremista. A bola sobrou para Fernando chutar duas vezes contra o gol do Grêmio. No segundo arremate, a bola foi parar no fundo das redes. O bandeira assinalou a saída de bola pela linha de fundo e anulou o lance, para desespero dos torcedores goianos.
Marcel faz o primeiro
No campo ofensivo, o Grêmio chegou com perigo apenas duas vezes no primeiro tempo. Na primeira vez, Roger cavou um escanteio pela esquerda. Ele mesmo bateu e Marcel desviou de cabeça para abrir o marcador no Serra Dourada. Era o primeiro gol do centroavante desde que o retorno ao clube gaúcho.
A outra boa investida do clube gaúcho ao ataque ocorreu minutos depois, quando Léo invadiu a área pela direita e cruzou rasteiro. A defesa do Goiás tocou na bola, que subiu e desceu justamente onde estava Roger. O camisa 10 pegou de primeira e por muito pouco não ampliou.
Quase ao final da primeira etapa, Reinaldo sentiu o joelho operado recentemente e Rudnei entrou na equipe para reforçar a marcação no meio. Com isto, Roger foi adiantado para fazer companhia a Marcel no ataque.
Segundo tempo
A intenção de Roth com a entrada de Rudnei certamente foi a de administrar o resultado que lhe era favorável no momento. Em situação inversa e precisando desesperadamente dos três pontos em casa, Vadão arriscou e voltou para a segunda etapa com o meia ofensivo Felipe no lugar do volante Fernando.
Mesmo sem brilho, a modificação de Celso Roth deixou a equipe gremista fortalecida em relação ao primeiro tempo. Com a melhora, as chances de gol foram se acumulando para os visitantes. Aos cinco minutos, Léo avançou mais uma vez pela direita e cruzou buscando Marcel. A zaga afastou parcialmente e Rudnei perdeu um gol feito.
A jogada se repetiu aos 19 minutos. Leo cruzou da direita, a bola passou por todo mundo e ficou com Helder, do outro lado. O levantamento foi perfeito e Rudnei testou firme. Harley fez milagre, mas Marcel apareceu e empurrou para o fundo do gol, marcando seu segundo de cabeça na partida.
Victor brilha no arremate de Iarley
Destaque na primeira etapa, o goleiro Victor fez mais um milagre no segundo tempo. Aos nove minutos, Iarley recebeu dentro da área, teve tempo de dominar antes de soltar a bomba e parar na muralha gremista.
Um gol goiano nesta altura da partida seria injusto, pois a superioridade tricolor era muito grande na segunda etapa. O Goiás rondava, mas raramente conseguia chegar com perigo.
William Thiego marca um golaço
As coisas pareciam que iam se complicar um pouco para os visitantes quando Léo foi expulso aos 34 minutos. Para recompor o sistema com três zagueiros, Roth colocou William Thiego no lugar do camisa 10 Roger.
Aos 41 minutos, cheio de fôlego, William Thiego disparou pela direita e recebeu de Paulo Sérgio dentro da área. Em vez de cruzar, soltou uma bomba incrível, que passou sem que o goleiro Harley pudesse esboçar qualquer reação. Um golaço para fechar o placar no Serra Dourada e pôr fim ao tabu que já durava 12 anos sem uma vitória gremista no campo goiano.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.