| 04/06/2008 00h12min
Depois de um empate por 1 a 1 na primeira partida, disputada no México, a LDU fez valer o regulamento e conseguiu se classificar para a final da Copa Libertadores. Na noite desta terça-feira, em Quito, o time do Equador empatou por 0 a 0 com o América e assegurou sua vaga para a decisão do torneio continental.
O adversário da LDU será conhecido na noite desta quarta-feira, após a partida entre Fluminense e Boca Juniors.
Responsável pela eliminação de dois times brasileiros – Flamengo e Santos –, o América começou o jogo consciente de que precisava muito de pelo menos um gol. Tomou a iniciativa no começo e partiu para o ataque, ganhando um escanteio com dois minutos de bola rolando. Aos quatro minutos, López arriscou um chute de fora da área e obrigou o goleiro Cevallos, da LDU, a fazer boa defesa.
Depois dessa pressão inicial, a LDU respondeu e começou a cadenciar o jogo, impulsionada ao ataque vez ou outra com os gritos da torcida que lotava o estádio. Com isso, em vez de mais chances de gol, a partida ficou bastante pegada no meio-de-campo, com faltas duras. As jogadas de ataque, quando aconteciam, não eram tão perigosas.
Depois do intervalo, os dois times mudaram a postura e ficaram bem mais ofensivos. Logo aos 4 minutos, Salas aproveitou um vacilo da zaga do América e chutou na trave esquerda. No rebote, Guerrón mandou para fora. Os mexicanos responderam pouco tempo depois. Aos 11 minutos, Cabañas dominou a bola dentro da área depois de cobrança de escanteio e chutou com perigo, mas Cevallos conseguiu defender.
Mas as chances de reação do América ficaram bastante comprometidas aos 14 minutos, quando Sánchez fez falta para impedir o ataque da LDU e recebeu cartão vermelho. Os equatorianos aproveitaram a vantagem numérica e foram ao ataque, com chutes perigosos que passaram perto do gol ou foram parados por boas defesas do goleiro Ochoa.
Com o passar do tempo, o América começou a chegar menos ao ataque e o gol de que tanto precisava parecia mesmo que não sairia. As poucas oportunidades nasciam com o atacante Cabañas. A LDU começou a valorizar a posse de bola, ciente de que o empate bastava para a classificação. A estratégia parece ter irritado Argüello, que deu uma entrada dura em Vera aos 45 minutos do segundo tempo e também foi expulso.
Depois disso, a torcida equatoriana só precisou comemorar a vaga na decisão. O detalhe curioso é que a semifinal foi o quarto empate seguido da LDU, o que prova a capacidade da equipe de administrar resultados.
GAZETA PRESSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.