| 21/05/2008 23h59min
O Sport deu um grande passo para se classificar para a final da Copa do Brasil. Aproveitando as falhas de defesa do Vasco, o time pernambucano venceu por 2 a 0 nesta quarta-feira, na Ilha do Retiro, em Recife. Apático, o time carioca não conseguiu ameaçar uma única vez o gol de Magrão. E pela primeira vez em 2008 terminou uma partida da Copa do Brasil sem fazer um gol.
A partida de volta será na próxima quarta-feira, em São Januário, no Rio de Janeiro. O Vasco precisa ganhar por três gols de diferença para se classificar. Vitória de 2 a 0 leva a decisão da vaga para os pênaltis. Empate, derrota por um gol de diferença ou por dois gols caso balance a rede cruzmaltina garante a classificação do Sport para a final.
Dois gols nos primeiros 20 minutos
A partida começou sob uma fraca chuva. A torcida do Sport procurava vaiar os jogadores vascaínos. Mas foi o time carioca que chegou primeiro com perigo. Lançamento para Morais, que entrou livre na área pela esquerda. O meia tentou chutar, mas pegou mal na bola. Leandro Amaral e Edmundo chegavam para completar e esperavam o passe mais atrás. O time pernambucano respondeu aos nove minutos com Romerito.
A pressão não era grande, mas o Sport tinha na bola alta uma arma. Na primeira, Leandro Machado cabeceou e Tiago defendeu. Na segunda, a defesa conseguiu tirar. Mas na terceira, Durval subiu entre os zagueiros e Jorge Luiz acabou tocando sem querer para o gol. A bola bateu no travessão e entrou. Gol contra de Jorge Luiz, mas o árbitro Alício Pena Júnior deu o gol para o zagueiro pernambucano. Sport 1 a 0!
O Vasco se descontrolou. Aos 18 minutos, o Sport fez o segundo gol. Bobeira da defesa, que cortou mal um cruzamento. Daniel Paulista dominou e soltou a bomba da entrada da área. A bola foi no canto direito de Tiago, que não alcançou. Sport 2 a 0!
Jogando no esquema 3-5-2, o Vasco tinha um sério problema de marcação. Havia um enorme espaço entre o meio e a defesa. Os jogadores do Sport encontravam facilidade para partir de frente para os zagueiros vascaínos.
Mas, curiosamente, com a vantagem a torcida do Sport se silenciou. E o time diminuiu o ritmo, não aproveitando a apatia vascaína. Só no final do primeiro tempo a equipe pernambucana voltou a assustar. Em uma dividida na área com Leandro Machado, Jorge Luiz caiu e acabou tocando a mão na bola. O árbitro deu escanteio apesar das reclamações dos jogadores da casa.
E o primeiro tempo terminou no lucro para o Vasco, que não soube explorar os espaços que tinha no meio-campo e passava sufoco a cada simples ataque pernambucano. O goleiro Magrão, do Sport, não precisou fazer uma única defesa. Na saída para o vestiário, Leandro Amaral sabia o principal pecado cruzmaltino.
– Precisamos acertar o meio-campo. Toda hora a bola sobra para os volantes deles (Sport), que ficam livres para ir ao ataque. Temos que adiantar a marcação para ganhar essa bola – disse Leandro Amaral no intervalo da partida.
Sport administra a vantagem no segundo tempo
O Vasco voltou para o segundo tempo com Jean no lugar de Madson. E o time carioca ficou mais exposto na defesa. Morais continuava mal e a equipe não criava jogadas e nem chutava a gol para tentar aproveitar o campo molhado.
Aos 18 minutos, novo confronto entre Leandro Machado e Tiago. O atacante, que era marcado por Eduardo Luiz, cabeceou. O goleiro vascaíno caiu no canto esquerdo para espalmar para escanteio. Enquanto o Sport explorava a velocidade, o Vasco abusava na lentidão. Edmundo andava em campo.
O Vasco só chegou com algum perigo aos 26 minutos quando Leandro Bomfim arriscou de fora da área. A bola passou muito perto do travessão. O Sport passou a administrar o resultado. Parecia mais preocupado em não sofrer o gol a tentar o terceiro. E o tempo foi passando.
A última chance cruzmaltina aconteceu com Wagner Diniz. O lateral arrancou, passou por dois adversários e chutou com perigo. Mas a bola subiu muito e foi para fora. Aos 44 minutos, o zagueiro vascaíno Eduardo Luiz recebeu o cartão amarelo e está fora da partida de volta em São Januário.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.