| 10/05/2008 18h03min
Uma semana após perder o título do Estadual, o Criciúma voltou ao estádio Heriberto Hülse e derrotou, por 1 a 0, o América-RN na estréia da Série B do Campeonato Brasileiro. Na partida deste domingo, o Tigre jogou o suficiente para conquistar os três pontos. O elenco tricolor chegou a empolgar a torcida no início da partida, dando a impressão de que uma goleada estava por vir.
Gol aos 5 minutos
No entanto, o gol de Wescley, logo aos 5 minutos do primeiro tempo, acabou sendo o único do jogo. Na cobrança de escanteio de Reginaldo Araújo, o zagueiro subiu para desviar, de cabeça, a bola para as redes do gol do goleiro Azul.
Depois do gol, os visitantes tentaram reeqüilibrar a partida. O América-RN passou a ter o domínio da bola, mas não conseguia acertar nas finalizações. Aos 19, Jael perdeu a bola na disputa com o zagueiro Anderson Bill. O adversário arriscou de fora da área em direção à meta do Tigre, e o goleiro
Zé Carlos — pouco solicitado até aquele momento na
partida — defendeu sem dificuldade.
Dois minutos depois, o atacante Wagner tentou outro cruzamento na área do Criciúma, mas a defesa afastou o perigo com tranqüilidade. A equipe potiguar passou a gostar do jogo. Aos 27, Paulo Matos ajeitou a bola para Wagner, que bateu forte para uma excelente defesa de Zé Carlos. Mesmo assim, a arbitragem já marcava o impedimento do atacante do América.
Após o susto, o Tigre levou um minuto para dar a resposta e quase ampliou a vantagem antes do intervalo. Luís André tocou a bola para Beto, que não conseguiu chegar a tempo. Na sobra, Jael arriscou, mas a zaga do time visitante tirou a bola quase na linha do gol.
O Criciúma teve uma nova chance aos 37 minutos. Beto recuperou a bola no meio-de-campo e passou para Jean Coral. O jogador revelação do Catarinense tocou para Reginaldo Araújo que, depois de trocar passes com Luís André, arriscou, sem sucesso.
Aos 44, em um cruzamento alto na área, o
zagueiro Cláudio Luiz não subiu e a bola sobrou para
Jael. O jogador não conseguiu dominar de primeira e mesmo assim arriscou um chute tentando encobrir o goleiro Azul. Por pouco, a torcida do Tigre não comemorou o segundo gol.
Segundo tempo
Na volta do vestiário, a conversa do técnico Luís Carlos Ferreira surtiu efeito em campo e o Améria-RN parecia disposto a empatar a partida. Em uma arrancada pela direita, Paulo Matos ganhou na velocidade de Cláudio Luiz. No cruzamento, Wagner subiu para cabecear, mas não alcançou.
Aos 12 minutos da segunda etapa, Paulo Matos aproveitou o buraco na defesa do Tigre — o zagueiro Wescley estava sendo atendido na lateral do campo após ter se chocado com Robson —, recebeu na área e, na hora de finalizar, bateu em cima do goleiro Zé Carlos.
Um minuto depois, o Criciúma respondeu com cabeçada de Jean Coral para fora. A partir daí, o ritmo do jogo ficou mais lento. Por volta dos 30 minutos, Zulu substituiu Jean Coral e
deu novo fôlego ao ataque do Tigre. Aos 38, o atacante
recebeu um cruzamento de Jael e tentou de cabeça, mas o goleiro do América-RN antecipou.
Já nos acréscimos, Zulu ainda teve chance de ampliar o placar. Ele invadiu a área adversária em velocidade e, cara a cara com Azul, acabou mandando por cima da trave.
Próxima rodada
Após fazer o dever de casa, o Criciúma viaja nesta semana para Caxias do Sul (RS), onde enfrenta o Juventude, no estádio Alfredo Jaconi, na próxima sexta-feira, dia 16, às 20h30min. Um dia depois, o América enfrenta o Bahia, no Machadão.
Matéria atualizada às 18h50min
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.