| 20/04/2008 20h34min
O Juventude será o adversário do Inter na final do Gauchão. Derrotado em casa por 1 a 0 na semana passada, o time de Caxias do Sul deu o troco no Inter-SM e goleou por 4 a 2 na noite deste domingo, em pleno Presidente Vargas, onde a equipe de Santa Maria não perdia desde março de 2007.
O resultado coloca o Juventude diante do Inter na decisão exatos 10 anos depois da histórica final de 1998. Na ocasião, o time da Serra venceu o da Capital para conquistar o único título Estadual de sua história. O primeiro jogo será no próximo domingo, em Caxias do Sul, e a decisão no final na semana seguinte, no Beira-Rio.
A partida em Santa Maria foi movimentada do início ao fim. A vantagem que o time de Santa Maria havia conquistado em Caxias do Sul foi desfeita em apenas quatro minutos. Após cobrança de escanteio da direita, a bola sobrou na pequena área para Nunes, que, de meia-bicicleta, abriu o placar.
O Juventude poderia até ter criado uma vantagem maior no primeiro tempo, não tivesse desperdiçado tantas chances. Um minuto antes de marcar, Helder recebeu livre dentro da área e chutou, mas o goleiro Goico fez boa defesa. Aos 14, foi a vez de Mendes chutar por cima do gol e perder boa oportunidade.
Em vantagem no placar, a estratégia da equipe de Zetti era clara. Esperar o Inter sair para o jogo, e tentar encaixar um contra-ataque rápido para definir. Estava dando certo, mas aos poucos a equipe de Paulo Porto foi se aproximando do gol. Aos 22, Alê Menezes levou perigo à meta de Michel Alves, mas foi travado por Helder.
O empate dos donos da casa veio logo depois. Aos 25 minutos, Chiquinho dominou na intermediária e soltou uma bomba com o pé esquerdo, no ângulo esquerdo de Michel Alves. Um golaço, para entrar em qualquer seleção dos gols mais bonitos do campeonato.
A equipe de Santa Maria ainda perdeu Alê Menezes no primeiro tempo. Com o joelho torcido, ele saiu para a entrada de Reinaldo. Mesmo assim, continuou melhor. Aos 27 minutos, Michel Alves salvou chute de João Paulo dentro da pequena área. Um minuto depois, o goleiro evitou novo gol de Chiquinho.
Mas o panorama da partida se alterou no segundo tempo. Enquanto os donos da casa voltaram do intervalo já pensando em administrar o resultado, o time de Zetti veio do vestiário disposto a definir. Ou seja, deixou de lado a tática de esperar os erros do adversário e passou a propor o jogo.
O resultado não tardou muito a ser refletido no placar. Logo aos 10 minutos, Laurou tocou para Mendes, que com um toque de calcanhar deixou Leandro Cruz na cara de Goico. Livre, o atacante só teve o trabalho de tocar na saída do goleiro para desempatar.
Dois minutos depois, foi a vez de Ivo fazer grande jogada pela ponta esquerda e cruzar na área para Mendes. O artilheiro do Gauchão, agora com 13 gols, não perdoou e fez o terceiro. O quarto saiu aos 26, em jogada de contra-ataque: de Maycon para Helder, de Helder para o fundo das redes.
Nitidamente abalada, a equipe de Santa Maria ainda conseguiu descontar dois minutos depois. Chiquinho cruzou da esquerda e Jean Michel, livre na área, não desperdiçou. Mas as esperanças de uma reação acabaram definitivamente quando o mesmo Jean foi expulso, aos 48. No final, a torcida ainda expressou sua frustração atirando objetos no gramado.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.