clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 03/04/2008 10h49min

Espanha quer levar máscaras antipoluição para Pequim

Triatletas do país europeu tentarão evitar os efeitos nocivos do ar da cidade

A poluição em Pequim pode obrigar atletas a tomarem medidas de emergência nas competições. O reconhecimento do Comitê Olímpico Internacional (COI), de que o ar poluído de Pequim pode causar "riscos" para os esportistas nas provas de longa duração, não surpreendeu a Federação Espanhola de Triatlo. Por conta disso, os espanhóis decidiram que vão usar máscaras especialmente desenhadas para enfrentar a poluição durante os Jogos Olímpicos.

– Vamos levar as máscaras como medida de precaução. Grandes equipes vão usá-las e não quero que os nossos atletas cheguem em Pequim e se sintam inferiorizados – disse o diretor técnico da federação, Alfonso Andreu, ao diário AS.

O holandês Hein Verbruggen, líder da Comissão de Coordenação do COI, reconheceu que existe um risco para a saúde dos atletas nas competições de resistência. Nesta quarta-feira, o dirigente anunciou que algumas competições poderiam ter suas datas modificadas por causa da poluição.

Estados Unidos também usarão máscaras

Para o fisiologista Randy Wilber, que trabalha no comitê olímpico dos Estados Unidos, existem poucas alternativas para evitar a influência do ar poluído no desempenho dos competidores. Além disso, os americanos já encomendaram a compra de 2 mil máscaras ao custo de US$ 25 cada.

– Só nos resta estimular os atletas a treinarem o maior tempo possível fora de Pequim e, assim que pisarem lá, utilizarem máscaras antes das competições. Pequim é uma das cidades mais poluídas do mundo – afirmou Wilber.

A poluição em Pequim é o grande inimigo do governo chinês que trata a Olimpíada de 2008 com o lema de "jogos verdes". Os níveis de poluentes no ar, em um dia normal da cidade, é cinco vezes maior do que os índices considerados aceitáveis pela Organização Mundial de Saúde.

Durante as Olimpíadas serão impostas medidas para reduzir pela metade os 3,5 milhões de carros que circulam diariamente em Pequim. As indústrias da capital chinesa e de outras cinco províncias próximas reduzirão sua produção por dois meses, até o fim da Paraolimpíada.

As informações são do GloboEsporte.com.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.