| 02/04/2008 11h12min
O técnico da equipe de atletismo da Etiópia, Woldemeskel Kostre, afirmou nesta terça-feira que o bicampeão olímpico Haile Gebrselassie não disputará a prova dos 10 mil metros nos Jogos Olímpicos de Pequim, em agosto.
O atleta de 34 anos já tinha descartado a possibilidade de participar da maratona por causa de suas preocupações com a poluição na capital chinesa. Contudo, ele deixara em aberto sua presença na prova de pista, mas não foi escalado pelo técnico do país.
– É muito difícil para mim porque ele não pode competir como os jovens nos 10 mil metros. É por isso que ele mudou para a maratona. Nós realmente o admiramos, nós o adoramos, o respeitamos muito, mas ele não está pronto para correr os 10 mil nas Olimpíadas – justificou Kostre.
Nos Jogos de Atenas 2004, Gebrselassie disputou a prova e terminou na quinta colocação. Desde então, ele tem se dedicado exclusivamente à maratona, prova na qual é o atual recordista mundial.
Duas vezes campeão olímpico na pista, o etíope tem uma prova de 10 quilômetros programada para Hengelo, na Holanda, dia 24 de maio. Mas nem mesmo uma performance excepcional nesta corrida será suficiente para assegurar sua presença na disputa olímpica.
– Nós temos outros cinco que têm corrido os 10 mil metros em 26 minutos – alegou Kostre, que tembém acha pouco provável que Kenenisa Bekele dispute os 5 e os e 10 mil metros na China. – Acho que uma é o suficiente – afirmou.
Atual campeão olímpico e mundial dos 10 mil metros, Bekele ficou com a prata na distância mais curta em Atenas, superado pelo marroquino Hicham El Guerrouj.
No último final de semana, ele conquistou seu sexto título mundial de cross country, em Edimburgo. A Etiópia venceu as quatro competições individuais do evento, registrando um feito inédito na história.
EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.