clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 26/03/2008 16h23min

FHC se diz constrangido com publicações sobre gastos durante seu governo

Ex-presidente alegou que gastos do protocolo ficaram parecendo que eram gastos pessoais

Atualizada às 20h46min

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso disse nesta quarta-feira que ficou constrangido pela forma como determinados gastos com cartões corporativos no período do seu mandato foram publicados na imprensa. De acordo com o ex-presidente, gastos do protocolo ficaram parecendo que eram gastos pessoais.

— Não existe conta sigilosa ou secreta da Presidência da República, e tampouco são pessoais. Porque em coisa pessoal nunca houve dinheiro público. Não pode haver. Nem comigo nem com o presidente Lula. São contas do governo, são gastos do palácio, contas protocolares. Está havendo uma grande confusão.— afirmou.

Quanto a aspectos de segurança envolvidos nos gastos dos cartões, ele disse que “segurança é outra questão”:

— Que eu saiba, eu chequei isso com os meus ministros, não havia contas secretas por razões de segurança. Obviamente você não vai anunciar o que é que o presidente vai fazer, para onde é que ele vai, quem vai acompanhá-lo, é obvio. Outra coisa é, passado um tempo, essas contas são públicas. O que é gasto de segurança? É o deslocamento, é a comida, a alimentação dos seguranças. Não há segredo nisso. Naquele momento, obviamente, ninguém vai estar anunciando de antemão.

O ex-presidente defendeu o uso dos cartões corporativos, e disse que o é errado é pegar o cartão e tomar dinheiro, usar para receber dinheiro e não explicar.

— O Tribunal de Contas [da União] já aprovou as minhas contas, a Secretaria de Controle Interno da Presidência também, tudo isso é onda para disfarçar. Há coisas erradas no passado? O que tem de errado está dito e está visto. Com relação ao passado, não tem nada determinado e é mera exploração política”.

FHC falou à imprensa após participar da mesa de abertura de seminário promovido pela Associação Brasileira de Agências de Regulação (Abar), na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

AGÊNCIA BRASIL
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.