| 13/03/2008 09h46min
O dólar está em alta mais de 1% nesta quinta-feira na Bolsa de Mercadorias & Futuros (BM&F), no primeiro pregão após o anúncio das medidas cambiais pelo governo para tentar evitar uma valorização excessiva do real ante a queda generalizada da divisa americana no mercado global. A moeda americana na BM&F estava cotada a R$ 1,70, alta de 1,49%, às 11h05min. Ontem a taxa de câmbio havia encerrado a sessão em R$ 1,674, baixa de 0,53%.
Além das medidas cambiais, anunciadas ontem à noite pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, o dia traz um fator que pode ajudar na intenção de segurar a alta do real: há uma elevação acentuada da aversão ao risco no mercado global de crédito, por conta do colapso do fundo Carlyle Capital, que não conseguiu chegar a um acordo com seus credores. Porém, o mercado de câmbio não vai ignorar a sinalização dada pela ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, divulgada no início da manhã, que mostra
que "a opção
de ajuste da taxa de juro doméstica foi discutida" na semana passada.
O BC admitiu a possibilidade de elevar a taxa Selic. Segundo o texto, há riscos relevantes para o cenário benigno de inflação, diante dos sinais de aquecimento da economia e de elevação das expectativas de inflação. Se isso se traduzir em alta da taxa de juro nos próximos meses, será necessário um esforço maior para ajudar a conter a alta do real.
Medidas
Mantega anunciou as medidas cambiais só após o fechamento da sessão de ontem. Elas incluem a eliminação da alíquota de 0,38% do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) sobre as exportações e o fim da cobertura cambial, o que significa que os exportadores poderão deixar todas as suas receitas no Exterior (antes tinham de internalizar 70% dos dólares).
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.