| 10/03/2008 17h45min
Depois de Afonso Alves ficar perto da Chuteira de Ouro da última temporada defendendo o holandês Herenveen, outro brasileiro figura em segundo lugar na atual disputa. Artilheiro do Campeonato Espanhol com 20 gols, Luis Fabiano está a apenas dois pontos de Cristiano Ronaldo, principal goleador do Campeonato Inglês.
De acordo com o regulamento da Chuteira, que no final da temporada é entregue ao maior artilheiro do futebol europeu, cada gol nas principais ligas do continente vale dois pontos. Assim, Luis Fabiano soma 40, contra 42 do atacante do Manchester United.
Em boa fase no Sevilla, o ex-são-paulino, titular da Seleção Brasileira nos últimos jogos, está a cinco gols de vantagem do vice-artilheiro do Espanhol, o argentino Diego Milito, do Zaragoza. Além da Liga, Luis Fabiano ainda marcou três gols na fase de classificação para a Liga dos Campeões, quatro na chave de grupos, um na Supercopa da Espanha e outro na Copa do Rei.
Somando estes tentos aos dois que marcou pela Seleção na vitória por 2 a 1 sobre o Uruguai, em novembro, o ex-são-paulino soma 31 gols desde o mês de agosto, início da temporada européia.
Além de Cristiano Ronaldo e Luis Fabiano, quem também figura bem na atual Chuteira de Ouro é o togolês Emmanuel Adebayor, do Arsenal, e o espanhol Fernando Torres, do Liverpool. Ambos marcaram 19 gols no Campeonato Inglês, acumulando 38 pontos na disputa para ser o maior artilheiro da Europa.
Em 2006/2007, Afonso Alves, hoje no Middlesbrough, marcou 31 gols no Campeonato Holandês, mas como os gols neste torneio valem apenas 1,5 ponto, o italiano Totti, autor de 26 gols pela Roma no Cálcio, ficou com a Chuteira por somar um ponto a mais.
A matéria foi corrigida às 08h30 desta terça-feira, 11 de março.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.