| 05/03/2008 18h36min
A Roma despachou nesta quarta o Real Madrid da Liga dos Campeões. Jogando em pleno Santiago Bernabéu, na capital espanhola, a equipe visitante venceu por 2 a 1, após ganhar o jogo de ida pelo mesmo placar. Os italianos saíram na frente através do brasileiro Rodrigo Taddei. Os madrilenos empataram logo depois com Raúl, mas, já nos acréscimos, Vucinic colocou novamente os romanos na frente.
Sabendo que qualquer empate a classificaria, a Roma entrou em campo com uma escalação que definia bem a estratégia para deixar a Espanha com a vaga: velozes, Totti, Taddei e Mancini eram a arma dos contra-ataques, que deveriam ser puxados principalmente por Cicinho. O Real, por sua vez, apostava na movimentação do trio ofensivo formado por Júlio Baptista, Robinho e Raúl.
O que se viu nos primeiros minutos foi o esquema da Roma se sobrepondo aos planos espanhóis. Com a marcação adiantada e uma linha formada por até cinco jogadores à frente da área, o técnico Luciano Spaletti evitou as primeiras tentativas espanholas e ainda assustou com cruzamentos tanto da esquerda, com Tonetto, quando da direita, com Cicinho.
Com o tempo, porém, Robinho passou a chamar para si a responsabilidade do jogo e se movimentou por todo o campo para criar jogadas. O ex-santista ainda era auxiliado por Júlio Baptista, que também se mexia muito, o que deixou o confronto mais animado. Mesmo sem contar com a ajuda de Raúl, bem marcado, os dois brasileiros comandaram o setor ofensivo do Real e criaram grandes chances.
O aspecto ofensivo da partida fez com que Cicinho se arriscasse mais no ataque, deixando espaço para o Real atacar. E foi por ali que o time de Bernd Schuster criou boas chances e cavou faltas, em descidas rápidas de Robinho e Baptista. Os romanos, contudo, logo perceberam a falha e apertaram a marcação em cima de qualquer adversário que aparecia no campo ofensivo. E assim segurou um importante empate sem gols na ida para o intervalo.
Na etapa final, Bernd Schuster tentou utilizar mais a esquerda, optando pela entrada do ala/volante holandês Drenthe, mas no setor defensivo Michel Salgado falhava. Percebendo isso, Spalletti escalou o rápido montenegrino Vucinic e foi premiado: por falta no jogador da Roma, o zagueiro Pepe recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso.
Pouco após a expulsão do luso-brasileiro, a Roma facilitou a sua missão. Aos 28 minutos, Taddei recebeu cruzamento na área e cabeceou firme no fundo das redes de Casillas. Na jogada seguinte, porém, os donos da casa empataram. Somente com passes de primeira, Guti tocou para Robinho na entrada da área, pelo meio. O brasileiro lançou Raúl, que, em posição duvidosa, apareceu sozinho na frente de Doni e tocou na saída do goleiro.
Neste momento, o Real Madrid precisava de mais um gol para levar a decisão para a prorrogação. A Roma, contudo, se fechou na defesa e ainda abusou das faltas no meio-campo para evitar a chegada espanhola.
Já nos acréscimos, Vucinic, de boa atuação, sacramentou a classificação. Em cruzamento da intermediária, o montenegrino se antecipou a Casillas e cabeceou para o fundo das redes. Festa italiana no Santiago Bernabeu.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.