| 19/02/2008 09h30min
Atualizada às 11h33min
A governadora Yeda Crusius está nesta terça-feira em Brasília para discutir projetos de infra-estrutura, que permitam o desenvolvimento do Estado. O primeiro encontro de Yeda com o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, começou por volta das 9h. A governadora tenta ainda uma reunião com a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, que pode ocorrer no final da tarde desta terça ou amanhã, segundo a assessoria de imprensa de Yeda.
O secretário estadual do Planejamento, Ariosto Culau, diz que o principal ponto da pauta de Yeda serão os investimentos na área de energia. Além disso, a governadora vai tratar da federalização de rodovias e da inclusão da duplicação de estradas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Ela também quer negociar redução da faixa de fronteira de 150 para 50 quilômetros, importante para as florestadoras.
Na
pauta da energia, uma das questões mais importantes é a
mobilização da região das Missões em torno das obras da Usina Hidrelétrica Binacional de Garabi, em Garruchos, na fronteira com a Argentina. A capacidade de produção estimada é de 1860 MW, pouco mais da metade do consumo atual do Estado, que é de 3400 MW. O empreendimento modificará o mapa econômico e social das Missões, com geração de emprego, renda e capacitação técnica.
Também foram debatidos, entre outros assuntos, as formas de financiamento para o plano de expansão da Companhia Riograndense de Mineração (CRM), bem como a inclusão do carvão como alternativa energética brasileira. Foi assinado o aditivo contratual entre a CRM e a CGTEE para fornecimento de carvão beneficiado para a Fase C da Usina Termelétrica Presidente Médici, na Mina de Candiota.
Ao ministro Lobão, Yeda solicitou ainda um marco regulatório para a comercialização de energia eólica, garantindo um leilão específico para essa
fonte, em atendimento à reivindicação de
municípios da Fronteira e Metade Sul. Ainda em benefício dessas regiões, a governadora debateu a implantação de terminal de gaseificação da Sulgás e a prospecção de petróleo e gás natural na Bacia de Pelotas.
Nesta terça, às 13h, está marcada uma reunião com a bancada gaúcha, na Câmara dos Deputados e, às 15h, uma visita ao Congresso Nacional. Com informações do site do governo do Estado.
Yeda discutiu com Lobão investimentos na área de energia no Estado
Foto:
Jefferson Bernardes, Palácio Piratini
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.