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 | 07/02/2008 15h30min

Donos de Fox denunciam acidentes com porta-malas

Vinte e duas pessoas ficaram machucadas no país, oito delas tiveram dedos da mão mutilados

Atualizado às 18h49min 

A vantagem de aumentar ou diminuir o tamanho do porta-malas do Fox, carro fabricado pela Volkswagen, transformou-se em uma armadilha para os proprietários. O equipamento opcional, disponibilizado na parte interna do veículo, já provocou ao menos oito acidentes graves — nos quais as vítimas tiveram um ou mais dedos da mão mutilados.

No total, há relatos de 22 pessoas machucadas no país, que nos últimos três anos tiveram de unhas e peles arrancadas por esmagamentos e dedos decepados. O assunto foi tema de reportagem recente da revista Época.

O número de acidentados foi levantado por uma das vítimas, o químico Gustavo Funada, de 51 anos. No final de 2004, ele perdeu a parte superior do dedo médio da mão direita no porta-malas do seu Fox e foi atrás de outras pessoas que sofreram o mesmo tipo de acidente:

— Fiz um banco de dados e, de lá para cá, já são 22 pessoas cadastradas. A empresa não tomou nenhuma providência efetiva. Por mês, são em média dois proprietários que entram em contato comigo por causa disso.

Os acidentes acontecem sempre da mesma forma. O usuário puxa uma pequena alça flexível que fica embaixo do banco traseiro, para afastar ou aproximar o encosto do assento traseiro.

O perigo é quando o motorista encaixa o dedo na argola dessa alça. Esse movimento faz com que uma mola seja destravada, pressionando o dedo do usuário e provocando uma reação parecida com o movimento de uma guilhotina. Foi dessa forma que Funada perdeu a ponta do dedo.

Para a advogada Maria Inês Dolci, coordenadora da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, há dados suficientes para que a Volkswagen convoque um recall.

— Pela quantidade de pessoas prejudicadas com o mesmo problema, o recall já devia ter sido feito — disse ela, na reportagem da revista Época.

Contraponto 

A assessoria de imprensa da montadora explica por e-mail que a empresa estudou todos os acidentes e concluiu que o sistema está de acordo com as normas de segurança. O recall foi descartado. Leia a íntegra da mensagem abaixo:

"Diante de algumas notícias alarmistas publicadas nos últimos dias, sobre acidentes ocorridos durante o rebatimento do banco traseiro do veículo Fox, a Volkswagen do Brasil, que fabrica o modelo desde 2003, esclarece:

1. A Volkswagen do Brasil tem conhecimento e lamenta a ocorrência de oito casos de acidentes durante o rebatimento do banco traseiro do Fox. Todos eles foram devidamente investigados por técnicos e engenheiros da montadora, no sentido de compreender se há melhorias que podem ser introduzidas no sistema. A conclusão da Volkswagen do Brasil é de que os casos ocorreram durante operações que não seguiam as indicações do Manual do Proprietário, e em situações diversas, sem um "padrão" entre elas.

2. Além do Manual do Proprietário, há ainda instruções coladas na parte traseira do encosto do banco em duas versões. Uma delas reproduz mesmo "passo-a-passo" ilustrado contido no Manual; a outra alerta para que a operação seja feita apenas após a consulta ao Manual do Proprietário, porque o contrário representaria risco.

3. Observadas as orientações contidas no "passo-a-passo", a operação de rebatimento do banco traseiro do Fox é segura e rápida.  Como se trata de um recurso relativamente novo, disponível em poucos modelos (da Volkswagen e de outras montadoras) no mercado brasileiro, as instruções do Manual do Proprietário para o rebatimento do banco traseiro do Fox são detalhadas em um texto de fácil compreensão, com figuras ilustrativas.

4. Com relação à diferença entre o sistema de rebatimento do banco traseiro do Fox e do Fox Europa, vale esclarecer que o modelo exportado tem um conjunto de bancos que difere daqueles vendidos no Brasil, para atender exigências de mercado. O banco traseiro do Fox Europa comporta apenas duas pessoas e é bi-partido, o que significa que seu rebatimento pode ser feito em cada um dos dois encostos separadamente - e isso exigiu um projeto diferente do banco traseiro do Fox nacional.

5. Desde seu lançamento, em 2003, foram fabricadas no Brasil mais de 700 mil unidades de veículos da família Fox, que hoje é o quarto modelo mais vendido do país, atestando a confiança do consumidor nesse carro. Em 53 anos de operação no país, a Volkswagen do Brasil construiu uma reputação de qualidade, segurança e respeito ao consumidor que se revela também no sucesso do Fox."

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