| 29/08/2007 09h54min
Uma mudança de última hora na chegada da comitiva da Fifa ao Estado causou corre-corre no Palácio Piratini no final da noite de ontem. O desembarque no Aeroporto Salgado Filho, previsto para amanhã, às 9h, foi antecipado para hoje, às 19h. Com isso, os organizadores tiveram de fazer alterações no roteiro, já que os inspetores encarregados de selecionar as cidades-sede para uma provável Copa de 2014 no Brasil passarão 14 horas a mais na Capital, e não apenas nove horas.
– Resolveram não pernoitar em São Paulo. É uma opção deles, para já estarem descansados na quinta de manhã. Não devem querer falhar nos horários marcados – explicou Francisco Novelletto, presidente da Federação Gaúcha de Futebol.
Quando pisar em solo gaúcho, a comitiva será recepcionada pelo secretário de Turismo, Esporte e Lazer, Luís Augusto Lara, autoridades e prendas e peões. Além disso, provarão doces de Pelotas e espumantes da Serra. A idéia é mostrar um pouco da cultura gaúcha.
– Ainda estamos analisando se haverá algum show. Provavelmente, eles estarão cansados das outras visitas – revela o secretário.
Depois do aeroporto, os cinco enviados da Fifa (Hugo Salcedo, chefe da comitiva; Jaime Byrom, acomodações e transportes; Jorge Batista, imprensa; Walter Gagg, segurança e estádios; Jaime Yarza, secretário-geral) se dirigem direto ao Hotel Sheraton.
Com a chegada antecipada, o roteiro foi invertido. A ida ao Estádio Beira-Rio, primeiro lugar previsto para visitação, às 10h, ocorre por volta das 11h. Antes, às 9h, será feita uma apresentação sobre a rede hoteleira e a infra-estrutura de Porto Alegre para promover eventos de grande porte.
O corre-corre provocado pela mudança de rumo abortou até a idéia de pintar os cordões das calçadas de verde-amarelo. A idéia era surpreendê-los logo na chegada, no trajeto do aeroporto até o Piratini. Como será noite, a pintura virou incógnita.
Vale tudo para impressionar os grandões da Fifa. Até a distância e o tempo de deslocamento de um lugar ao outro foram calculados. Do Sheraton ao Beira-Rio, por exemplo, calcula-se que serão percorridos 10 quilômetros em 20 minutos, com direito a batedores do Batalhão de Operações Especiais da Brigada Militar (BOE) e da EPTC. O almoço, churrasco, é claro, terá cem ilustres convidados. Entre eles, os chefes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
ZERO HORAGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.