| 23/06/2007 17h34min
Poucas vezes uma frase encaixou-se tão perfeitamente para descrever um Gre-Nal quanto esta: trata-se realmente de um clássico para arrumar a casa. No Gre-Nal 368, o Inter entra em campo ainda tentando buscar sua nova cara desde a chegada do técnico Alexandre Gallo. É o jogo definitivo para provar que o time superou a crise técnica do início do ano e reencontrou o futebol que o tornou Rei da América e do Mundo. No Grêmio, é a hora de juntar os cacos após a derrota na final da Libertadores e provar que o time não chegou tão longe por acaso. Acompanhe o jogo minuto-a-minuto pelo clicRBS.
Neste domingo, a partir das 18h10min, no estádio Beira-Rio, a dupla Gre-Nal volta a se encontrar, desta vez, comandada por dois jogadores que desembarcaram no Rio Grande do Sul sob a suspeita de suas respectivas torcidas. Pinga custou quase R$ 4 milhões, uma fortuna para um jogador praticamente desconhecido. Gavilán chegou ao Olímpico com a marca de ter passado pelo maior rival. Pinga foi o grande nome colorado contra o Pachuca, na final da Recopa. Gavilán foi o jogador mais aplaudido pela torcida gremista na final da Libertadores.
Mas, como sempre, o Gre-Nal também será marcado por ausências e estréias em clássicos. No lado colorado, Fernandão, lesionado, e Alexandre Pato, na seleção sub-20, são os desfalques. Marcão, Sidnei, Pinga e Adriano são as novidades, nunca jogaram um Gre-Nal. No Tricolor, a lista é maior. Teco, Tcheco e Tuta estão machucados. Carlos Eduardo e Lucas também estão fora por servirem a seleção sub-20. Enquanto isso, estréiam Saja, Schiavi, Diego Souza, Amoroso e Douglas.
Será também um Gre-Nal marcado por uma novidade nas arquibancadas: um clássico de quase apenas uma torcida. Os gremistas receberam apenas 2,7 mil ingressos. Será a mesma coisa no Gre-Nal do segundo semestre, marcado para 12 de setembro. Na decisão do Gauchão 2006, por exemplo, foram 7,8 mil ingressos para os visitantes no jogo no Beira-Rio. Uma pena. A grande festa do futebol gaúcho certamente estará desfalcada neste domingo.
O último Gre-Nal
Foi disputado em 5 de novembro de 2006, pelo Campeonato Brasileiro. Com arbitragem de Carlos Simon, o Inter venceu o Grêmio em pleno Estádio Olímpico, por 1 a 0, gol de Iarley, aos 19 minutos do segundo tempo. O público no Olímpico foi de 34.562.
A última vitória gremista
Ocorreu em 22 de setembro de 2004, no Olímpico, pela Copa Sul-Americana. O Grêmio venceu por 2 a 1 de virada, com gols de Cláudio Pitbull e Roberto Santos. Chiquinho marcou para os vermelhos. Mesmo assim, o Tricolor acabou sendo eliminado, pois o Colorado havia vencido o jogo de ida, no Beira-Rio, por 2 a 0.
Invencibilidade colorada no Beira-Rio
A última derrota colorada em clássicos no Beira-Rio ocorreu em 12 de outubro de 2003, pelo Brasileirão. O autor do único gol da vitória gremista foi ninguém menos do que o centroavante Christian, agora no Inter.
No total, vantagem é colorada
No total, foram disputados 367 clássicos por 23 competições, com 137 vitórias coloradas e 116 triunfos tricolores. O Inter foi às redes 524 vezes, contra 488 do arqui-rival, segundo o consultor de futebol Paulo Fortunato.
ISABELA VIEIRA
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.