| 04/12/2001 18h34min
Uma das cinco vice-presidências do governo interino que será instaurado no Afeganistão será ocupada por uma mulher, anunciou nesta terça-feira o ministro das Relações Exteriores da Aliança do Norte, Abdullah Abdullah. O anúncio foi feito um dia depois da Organização das Nações Unidas (ONU) ter anunciado que os delegados que participam da conferência em Bonn, na Alemanha, para discutir o futuro do Afeganistão, tinham chegado a um acordo. O chanceler afegão assinalou que o governo, composto por 29 membros, será formado por um presidente, cinco vice-presidentes e 23 ministros. Os delegados da conferência em Bonn esperam que o governo interino esteja empossado até o fim do ano.
Até esta terça, as quatro facções que participam da reunião já tinham apresentado nomes para ocuparem os cargos previstos na proposta apresentada pela ONU. O próximo passo das discussões - a definição de que cargo cada grupo ocupará - será mais complicado, dada a divisão étnica e grupal do Afeganistão. Segundo fontes presentes na reunião, a composição étnica será respeitada rigidamente, e 11 dos 29 postos devrão ser destinados a representantes da etnia patane (que representa 38% da população afegã). A administração temporária funcionará por seis meses até que a Loya Jirga (assembléia de líderes tribais) seja convocada. A assembléia então elegerá um segundo governo de transição, de dois anos, que funcionará até que uma nova constituição seja escrita e eleições, realizadas.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.