| 03/12/2001 23h16min
Negociadores da Aliança do Norte estão tentando convencer o terrorista Osama bin Laden a se render. O saudita ainda estaria no leste do Afeganistão, na região de Tora Bora, nas proximidades da cidade de Jalalabad, segundo Haji Mohammad Zaman, chefe militar da Aliança na província de Nangarhar, que enviou por escrito uma proposta de rendição. Zaman diz ter localizado o esconderijo de bin Laden e enviado um emissário com a mensagem. O comandante mostrou uma cópia da carta, na qual pede ao saudita que "pense seriamente no sofrimento que suas atividades causam aos afegãos". Zaman não esclareceu quais foram as condições oferecidas ao saudita para a rendição.
A área do provável esconderijo vem sendo atacada pela aviação americana, que concentrou sua ação em duas frentes, em Tora Bora e Kandahar, a capital militar do Talibã, onde ainda estaria o chefe-supremo da milícia, Mohamed Omar. Nesta segunda-feira, dia 3, Kandahar foi mais uma vez bombardeada, enquanto veículos blindados e tanques eram vistos se movimentando pelo deserto da região, onde os EUA mantêm 800 marines (fuzileiros navais).
De acordo com as novas autoridades afegãs do Leste do país, civis estão sendo mortos na caçada a Osama bin Laden. Os comandantes afegãos dizem que quatro vilas foram atacadas no fim de semana, matando pelo menos 80 pessoas e ferindo outras tantas. O último ataque deixou oito mortos. A Cruz Vermelha Internacional confirmou que muitas áreas civis vêm sendo atingidas pelos bombardeios.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.