| hmin
A Organização das Nações Unidas (ONU) terá um papel importante na preparação do futuro político do Iraque. O brasileiro Sérgio Vieira de Mello, representante da ONU em Bagdá, salientou nesta terça, dia 24, que mesmo após a retirada das tropas norte-americanas, a organização pretende continuar atuando no país durante muito tempo.
Ele disse também que os iraquianos estão ficando impacientes com a lenta transição da administração provisória norte-americana para a formação de um governo iraquiano. Vieira de Mello defendeu a formação de um governo provisório composto por iraquianos antes que o poder seja entregue a um governo eleito. Essa administração provisória seria "o mais próximo possível de um governo, tanto em termos de formular políticas quanto de administrar o orçamento''.
Vieira de Mello declarou que qualquer decisão sobre julgamentos de crimes de guerra deve esperar até a posse de um governo eleito. Fazendo refeência aos auxílios humanitários, o representante da ONU destacou que os iraquianos merecem mais do que esmolas.
– Estamos aqui para o longo prazo, e estaremos aqui durante muito tempo depois que a coalizão tiver saído – afirmou Vieira de Mello em entrevista coletiva, a primeira desde sua chegada ao Iraque, há três semanas.
A Casa Branca ainda não anunciou quando pretende retirar suas tropas do Iraque, mas senadores dos EUA que visitaram o país nesta semana disseram que a ocupação deve durar pelo menos cinco anos.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.