| hmin
Tentando explicar por que não foram encontradas armas de destruição em massa no Iraque, o presidente dos EUA, George W. Bush, disse suspeitar que os depósitos de armamentos tenham sido saqueados nos dias finais do regime de Saddam Hussein. Essa teria sido a primeira vez que Bush falou em saque para explicar a inabilidade das forças norte-americanas de descobrirem armas químicas ou biológicas no Iraque, segundo uma fonte do governo norte-americano.
– Por mais de uma década Saddam Hussein fez tudo para esconder suas armas do mundo. Nos últimos dias de seu regime, documentos e locais de armazenamento de armas foram saqueados e queimados – afirmou Bush em seu pronunciamento semanal no rádio.
Bush tem sido fortemente criticado por confundir a opinião pública ao afirmar que Saddam tinha um arsenal e era uma ameaça ao mundo. Essa foi a principal justificativa de Bush para passar por cima da Organização das Nações Unidas (ONU) e ordenar a invasão ao Iraque. Nesta semana, Bush disse que o questionamento sobre seus motivos para declarar a guerra é "revisionismo histórico". No rádio, ele falou sobre os problemas do Iraque pós-guerra, incluindo ataques às tropas norte-americanas e o ritmo lento da reconstrução do país.
– Norte-americanos continuam arriscando suas vidas para garantir a liberdade no Iraque – afirmou.
Ele culpou "perigosos remanescentes do antigo regime" e seus "aliados terroristas" pelos ataques. Segundo Bush, os Estados Unidos já utilizaram mais de US$ 700 milhões em ajuda humanitária e para a reconstrução do país. Com a ajuda dos aliados, estão sendo recuperadas estações de tratamento de água e de transmissão de energia, além de um programa de vacinação para as crianças.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.