| 03/12/2009 10h40min
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva iniciou hoje em Berlim a parte oficial de sua visita de três dias à Alemanha, que será aberta com reuniões com o presidente Horst Köhler e com a chanceler Angela Merkel.
Lula chegou ontem à capital alemã procedente da Ucrânia e acompanhado por uma comitiva formada por ministros e empresários. Durante o encontro com Merkel, os tópicos principais deverão ser as relações econômicas entre Brasil e Alemanha e a Cúpula Mundial sobre Clima, que acontecerá neste mês em Copenhague (Dinamarca).
Lula e Merkel participarão de um almoço com a cúpula da Confederação da Indústria Alemã (BDI) e outros empresários do país.
O presidente também se reunirá, nesta quinta-feira, com o ex-ministro de Relações Exteriores e atualmente chefe do bloco parlamentar social-democrata, Frank-Walter Steinmeier.
Amanhã, a delegação brasileira viajará em um trem de alta velocidade para Hamburgo, onde Lula discursará em um
seminário sobre o Brasil organizado pela
Associação Empresarial para a América Latina.
Também estarão presentes na viagem o ministro da Economia alemão, Rainer Brüderle, e o presidente da companhia ferroviária estatal, Rüdiger Grube.
Ambos esperam convencer Lula das vantagens do trem-bala alemão, já que o Brasil pretende construir uma linha férrea de alta velocidade entre São Paulo e Rio de Janeiro.
O projeto terá um custo aproximado de 13,3 bilhões de euros (R$ 34,5 bilhões), e conta com uma dura concorrência entre consórcios internacionais.
No mesmo dia, Lula também se reunirá com o prefeito de Hamburgo, Ole von Beust, e assinará o livro de ouro da cidade.
O Brasil é o principal parceiro comercial da Alemanha na América Latina, com trocas de aproximadamente 18 bilhões de euros (R$ 46,7 bilhões) ao ano.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.