| 06/12/2009 08h30min
Minas Gerais lidera neste ano a produção de alho do país, com cerca de 22,2 mil toneladas, informa o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Este volume corresponde a 25% da safra nacional, segundo avaliação da Superintendência de Política e Economia Agrícola da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
– O aumento da produção mineira, de quase 1%, foi obtido com o cultivo em uma área inferior à de 2008, o que comprova a agregação de tecnologia ao plantio e a ação benéfica do clima – diz o superintendente João Ricardo Albanez.
Ele enfatiza que a produtividade do alho em Minas alcança neste ano um índice histórico, com o registro de um volume superior a 12 toneladas por hectare.
– A área de cultivo, em 2009, foi de 1,8 mil hectares, quase idêntica à de dez anos atrás. Naquele período a produção alcançou volume pouco superior a 10,2 mil toneladas, cerca de 24% inferior ao registrado neste ano.
Na região do Alto Paranaíba, onde predomina uma agricultura com alto índice tecnológico, estão concentrados os municípios que lideram a produção de alho no Estado, informa o coordenador estadual de Olericultura da Emater/MG, Georgeton Silveira.
– Isso explica os crescentes índices de produtividade das lavouras, porque os agricultores envolvidos na atividade são geralmente de grande porte e investem na melhoria do cultivo. A variação da produtividade na região é de 15 a 20 toneladas por hectare, enquanto a média do país fica em oito toneladas por hectare – diz ele.
O município de Rio Paranaíba, com uma safra de 10,5 mil toneladas, lidera a produção mineira de alho. Em segundo lugar está Campos Altos, com pouco mais de 4 mil toneladas.
SECRETARIA DA AGRICULTURA DE MINAS GERAISGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.