| 17/11/2009 21h15min
A partir do ano que vem, todos os produtos de origem orgânica devem trazer nas embalagens um selo de identificação. A determinação do Ministério da Agricultura tem o objetivo de facilitar a informação para o consumidor.
A medida já é adotada por grande parte dos agricultores que produzem alimentos orgânicos. O selo é dado por certificadoras, que fazem duas auditorias por ano nas propriedades, e é uma prova de que o produtor adota o manejo adequado.
— A modificação agora é que as certificadoras passam a ser credenciadas pelo Ministério da Agricultura e serão auditadas e fiscalizadas, terão sua atuação fiscalizada pelo Ministério da Agricultura — explicou o coordenador de Agroecologia do Ministério da Agricultura, Roberto Mattar.
O produtor de café orgânico do Distrito Federal Pedro Jardim afirma que o selo obrigatório dá mais segurança ao agricultor na hora de vender.
— Tudo o que você produzir vai esse selinho para o comércio. Aí chega o cidadão lá e diz: “certificado, é orgânico”. Se simplesmente eu chegar e dizer que é, surgem muitas dúvidas — defende.
Para o consumidor a certificação dos produtos orgânicos, como o café torrado em máquinas deste tipo, é mais uma garantia de que o alimento está livre de agrotóxicos.
— hoje a gente não sabe se quando vende aquele produto é orgânico ou não. Não tem absoluta certeza. O selo seria super importante — acrescenta a arquiteta Silvia Maciel.
— É interessante hoje buscar alimentos sem agrotóxicos em função da demanda que temos de verdura hoje. É um diferencial — completa a bibliotecária Setsuko Mori.
Os agricultores familiares que fazem a venda direta ao consumidor, em feiras, por exemplo, estão dispensados da exigência do selo.
CANAL RURALGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.