| 17/11/2009 08h10min
Em relatório enviado ao Ministério Público Federal, a Itaipu Binacional informou que suspendeu por 25 minutos a transmissão de energia no dia em que aconteceu o apagão que atingiu 18 Estados.
Enquanto o blecaute foi à noite, a partir de 22h13min, a paralisação da transmissão ocorreu no início da tarde. Conforme a rádio CBN, Itaipu informou às 13h31min que houve desligamento automático da linha Ituberá-Tijuco Preto 02, com retorno 25 minutos depois.
O motivo cogitado é “descarga atmosférica”. Conforme o assessor de comunicação de Itaipu, Gilmar Piola, esse tipo de relatório é comum. No caso, disse, foi um procedimento de rotina de desligamento e religamento e não teria a ver com o blecaute.
Apesar de ter dado por encerrado o caso do apagão, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, afirmou nessa segunda, dia 16, que o governo vai criar um grupo de trabalho para avaliar a possibilidade de melhorias no sistema de transmissão de energia. O grupo deverá ser formado por autoridades do setor elétrico, com coordenação do secretário executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann. Um dos objetivos, disse, é convocar os especialistas “que vêm apresentando ideias nos jornais”.
Lobão e Dilma serão convocados ao Senado
Um dia antes da divulgação do relatório que deve revelar as análises feitas nos aparelhos que medem o fluxo de energia das linhas de transmissão, o governo voltou a atribuir a um curto-circuito o apagão. Segundo boletim do Ministério de Minas e Energia, no dia do blecaute, pouco após as 22h, curtos-circuitos próximos à subestação de Itaberá (SP) provocaram o desligamento de três linhas de alta tensão que transportavam energia de Itaipu e do sistema Sul.
O Relatório de Análise de Perturbação, do ONS, servirá de base para a investigação a ser conduzida pela Aneel. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva insistiu nessa segunda que é preciso aguardar “com cautela” as investigações para que seja anunciada a causa do blecaute. A Comissão de Infraestrutura do Senado aprovou requerimento de convite para que Lobão e a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, falem sobre as causas do apagão.
ZERO HORAGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.