| 18/04/2003 15h35min
Dezenas de milhares de iraquianos participaram do maior protesto pós-Saddam Hussein em Bagdá, nesta sexta, dia 18, pedindo a retirada das forças dos Estados Unidos do Iraque. Carregando exemplares do Alcorão, esteiras de rezas e faixas, os manifestantes saíram direto das mesquitas para as ruas do bairro central de Aadhamiya.
"Deixem nosso país, nós queremos paz" e "Não a Bush, não a Saddam, sim sim ao islã", eram as mensagens escritas em algumas faixas utilizadas no protesto, cujos organizadores se autodenominaram Movimento Unido Nacional Iraquiano e disseram representar tanto a maioria xiita quanto os sunitas muçulmanos do Iraque.
Os xiitas, próximos aos líderes do Irã, foram marginalizados sob o governo sunita de Saddam e alguns iraquianos temem o surgimento de conflitos sectários. Em Teerã, um influente clérigo xiita conservador pediu que as forças norte-americanas saíssem do Iraque.
Os Estados Unidos anunciaram que um general reformado norte-americano vai liderar um governo interino no Iraque.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.