| 16/04/2003 07h26min
O presidente norte-americano, George W. Bush, aprovou um plano para o início de conversações com a Coréia do Norte, em Pequim, já a partir da próxima semana para resolver o impasse nuclear entre os dois países, disseram assessores da Casa Branca.
Os assessores confirmaram uma notícia do jornal The New York Times de que a China concordou em participar integralmente das negociações, previstas para a próxima semana na capital chinesa. O encontro foi marcado após a Coréia do Norte sinalizar a disposição de atender as exigências dos Estados Unidos de negociações multilaterais. Durante meses Pyongyang insistiu que conversaria apenas com Washington sobre seu alegado programa de armas nucleares.
A vitória relativamente rápida dos EUA no Iraque parece ter mudado a posição da Coréia do Norte. Washington tem dito há tempos que o problema nuclear da Coréia do Norte precisa ser resolvido de uma forma multilateral que inclua os grandes líderes regionais, Coréia do Sul, Japão, Rússia e China.
A crise nuclear começou em outubro passado quando Washington disse que Pyongyang admitiu possuir um programa nuclear secreto, embora a Coréia do Norte negue ter feito tal afirmação.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.