| 16/09/2009 10h29min
O governo cobrou dos empresários que voltem a investir, durante a reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, nessa terça, dia 15, em Brasília. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, comemorou o bom desempenho da economia brasileira diante da crise. Ele confirmou que a proposta que prevê um imposto sobre a poupança deve ser enviada ao Congresso ainda nesta semana.
Guido Mantega disse que apesar de não ter ocorrido a migração dos fundos de investimento para a poupança, o governo vai manter o projeto de tributação de 22,5% para poupança nos valores acima de R$ 50 mil. A cobrança se inicia em 2010 e deve ser feita por CPF, na hora que o dinheiro for depositado no banco.
O ministro da Fazenda descartou mudança no calendário do governo em relação à cobrança do IPI dos veículos. O tributo vai mesmo voltar a subir a partir de outubro. Guido Mantega também fez uma avaliação da economia brasileira um ano depois do agravamento da crise internacional.
– O balanço foi positivo e nós tínhamos que comemorar. Nós fizemos uma comemoração pelo bom desempenho da economia. E ressaltamos o trabalho conjunto da sociedade como um todo – comentou ele.
O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, disse que o momento agora é dos empresários retomarem os investimentos.
– A ação não tem que ser rápida só por parte do governo, ela tem que ser feita pelos empresários também. Tem que investir. Parabéns a todos pelo desempenho do país na crise.
CANAL RURALGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.