| 27/07/2009 16h10min
A indústria de suco de laranja estuda alternativas para garantir maior equilíbrio no mercado. Depois de um longo período de silêncio, as quatro maiores empresas do setor criaram a CitrusBR, Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos, que pretende liderar o esforço de retomada do diálogo com produtores e governo.
Em entrevista ao Canal Rural, o presidente da Citrus BR, Christian Lohbauer, adiantou com exclusividade alguns dos projetos que podem ser implementados.
Em estágio mais avançado está a proposta de um programa conjunto com a Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo para distribuir suco de laranja aos alunos das escolas da rede pública.
– Calculamos que esta demanda seria mais que suficiente para retirar do mercado o excedente, que muitas vezes puxa para baixo o preço pago ao produtor – destacou Lohbauer.
Outra proposta em análise é o que o presidente da CitrusBR chamou de “previdência” para o produtor. As empresas podem criar uma espécie de fundo para garantir a renda dos citricultores, em caso de queda muito brusca nos preços.
Lohbauer lembra, no entanto, que 50% dos produtores de laranja costumam fechar contratos de longo prazo com as indústrias. Segundo ele, nesta situação a margem de lucro é garantida e mesmo que a cotação do suco de laranja despenque no mercado internacional, a rentabilidade fica mantida.
O presidente da CitrusBR informou que a entidade já vem retomando o diálogo com o governo e que pode, por exemplo, apoiar a idéia de integrar um conselho da cadeia produtiva, a exemplo do ocorre na cana-de-açúcar com o Consecana.
CANAL RURAL
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.