| 04/04/2003 20h57min
A rede de televisão do Catar Al-Jazeera transmitiu nesta sexta, dia 4, imagens que diz terem sido gravadas por duas mulheres iraquianas que mais tarde fizeram um atentado suicida com carro bomba na periferia de Bagdá. O ataque matou cinco pessoas, incluindo três soldados americanos.
– Eu juro por Deus que sacrifico minha vida em uma Jihad (guerra santa) contra inféis americanos, britânicos e israelenses para defender o solo de meu país amado – disse uma das mulheres segurando com uma mão um rifle e com a outra o Corão, livro sagrado dos mulçumanos.
Com a bandeira iraquiana ao fundo, a outra mulher recitava versos do Corão.
– Eu juro por Deus... que vou defender o Iraque e me vingar dos inimigos do povo, os americanos, imperialistas, sionistas, reacionários e derrotistas árabes. Vocês vão se orgulhar de suas irmãs, a história vai se orgulhar de nós – dizia outra mulher.
A rede Al-Jazeera creditou a imprensa iraquiana as informações sobre o ataque suicida contra um posto de fiscalização de forças especiais dos EUA a noroeste de Bagdá.
Uma declaração emitida pelo quartel-general do Comando Central dos EUA no Catar informou que o ataque ocorreu a cerca de 18 quilômetros da represa Haditha, noroeste da capital. "Uma mulher grávida saiu do veículo e começou a gritar, em pânico", afirmou a nota. "Neste momento, o veículo civil explodiu, matando três soldados da coalizão que se aproximavam do carro e ferindo dois outros. A mulher grávida e o motorista do carro também morreram no ataque.
Forças lideradas pelos EUA ocuparam a região nesta semana, temendo que as tropas do presidente Saddam Hussein tentem abrir as comportas da represa, o que prejudicaria o avanço dos invasores rumo a Bagdá. O governo iraquiano prometeu realizar mais ataques suicidas informou que cerca de 3 mil voluntários se apresentaram nas últimas semanas para conduzirem missões suicidas contra interesses aliados.
Se confirmado, este será o segundo ataque suicida desde que as tropas norte-americanas invadiram o Iraque em 20 de março para derrubarem do poder Saddam. Quatro soldados dos EUA morreram em uma atentado com carro bomba perto de Najaf, no centro do Iraque, no sábado passado. Com informações da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.