| 03/04/2003 10h50min
O ministro do Exterior do Iraque, Naji Sabri, fez um ataque verbal contra o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Kofi Annan, acusando-o de facilitar a invasão liderada pelos Estados Unidos ao país. Sabri afirmou que, depois de 15 dias, as investidas militares causaram 1.250 mortes de civis e deixaram outros 5 mil feridos.
– O secretário-geral da ONU não fez nada para impedir a guerra. Na verdade, se ele fez alguma coisa, foi na direção oposta – disparou o ministro iraquiano.
Annan, segundo Sabri, teria facilitado o trabalho dos norte-americanos e seus aliados ao retirar a equipe da Comissão Especial da ONU para o Desarmamento (Unscom) que estava na região desmilitarizada entre o Iraque e o Kuwait.
A Unscom é a comissão especial da ONU criada em 1991 para verificar o desarmamento do Iraque. Seus integrantes deixaram o país governado por Saddam Hussein em 18 de março – um dia antes do começo da ação militar liderada pelos EUA.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.