| 22/03/2003 13h53min
Quase 500 mil iraquianos já fugiram das cidades que ficam na área curda no norte do país, antes da chegada das tropas norte-americanas. O dado foi apresentado neste sábado, dia 22, por agências de ajuda humanitária.
A cidade de Dohuk, perto da fronteira turca, está "quase despovoada", segundo relatório divulgado pelo Escritório do Coordenador Humanitário da Organização das Nações Unidas (ONU) no Iraque. As pessoas também estão fugindo de Kirkuk, um importante centro petrolífero. A maioria busca refúgio em aldeias afastadas.
Depois de atacar Bagdá durante a noite, as forças dos Estados Unidos e da Grã-Bretanha fizeram ataques diurnos neste sábado e avançaram sobre Basra, segundo maior cidade iraquiana localizada no sul do país. A ONU estima que há entre 350 mil e 450 mil desalojados internos no norte do país, e o movimento da população continua. Cerca de 90% deles estão abrigados em casas de parentes e não necessitam de ajuda emergencial.
A Cruz Vermelha avalia que, nos últimos 10 dias, cerca de 500 mil pessoas deixaram suas casas nas três províncias curdas do norte do Iraque. Cerca de 85% dos 120 mil moradores da cidade de Dohuk fugiram.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.