| hmin
Os Estados Unidos entraram em contato com alguns comandantes iraquianos para oferecer abrigos aos desertores em prédios que não seriam bombardeados, informou o jornal norte-americano Washington Post. A campanha para enfraquecer Saddam Hussein por meio de deserções envolve telefonemas aos comandantes e às suas famílias fora da capital, contatos através da Internet e por rádios de ondas curtas. A estratégia usa até mesmo mensagens levadas a Bagdá por visitantes frequentes, acrescentou o jornal.
O Post também informou que militares e a inteligência norte-americana receberam a promessa de alguns comandantes iraquianos de que não lançariam bombas químicas nas tropas aliadas. Segundo o jornal, autoridades dos Estados Unidos estão observando uma unidade da Guarda Republicana próxima a Bagdá que pode ter lançado bombas químicas.
O secretário de Defesa, Donald Rumsfeld, disse mais cedo que não havia negociações de rendição entre o Pentágono e membros da liderança iraquiana. Ele disse, entretanto, que contatos sobre o esquema de deserção intensificaram-se com unidades individuais. Rumsfeld acredita que o governo do Iraque está se desmantelando e aqueles que quiserem desistir sabem como fazê-lo.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.