| 22/03/2003 01h03min
O apoio público ao envolvimento da Austrália na guerra contra o Iraque disparou, e agora o país parece igualmente dividido sobre a atuação de suas forças militares na coalizão liderada pelos Estados Unidos. A informação é da pesquisa Newspoll divulgada neste sábado, dia 22.
A sondagem revelou que 45% dos entrevistados dizem agora apoiar o envolvimento da Austrália na guerra no Iraque, acima dos 25% registrados na semana anterior. A pesquisa mostrou que 47% dos entrevistados são contra a participação da Austrália no conflito, recuando dos 68% alcançados há uma semana. E para 13%, os soldados australianos deveriam agora permanecer no Golfo Pérsico. Realizada por telefone entre a última quarta, dia 19, e quinta, dia 20, a pesquisa ouviu 800 adultos em todo país.
A Austrália, que mobilizou 2 mil soldados para o Golfo Pérsico, anunciou no sábado que soldados de suas forças especiais envolveram-se em um confronto no interior do Iraque, enquanto tropas sob comando australiano interceptaram um rebocador iraquiano carregado com minas marítimas.
Milhares de ativistas contrários à guerra tomaram as ruas da Austrália nesta sexta, no segundo dia de protestos contra a guerra no Iraque e a participação do país no conflito. Mais manifestações estão previstas no domingo, dia 23, nas maiores cidades australianas.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.