| 17/12/2008 10h41min
Impulsionado principalmente pelo crescimento das safras de soja, cana-de-açúcar e milho, o valor da produção agrícola brasileira cresceu 17,8% (R$ 17,6 bilhões) de 2006 para 2007. No ano passado, as 64 culturas investigadas pela pesquisa Produção Agrícola Municipal (PAM) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) ocupavam, juntas, uma área de 62,33 milhões de hectares, gerando mais de R$ 116,6 bilhões.
Todos os resultados da pesquisa estão disponíveis no site do IBGE, onde também é possível conferir os dados sobre a safra de cereais, leguminosas e oleaginosas – popularmente conhecidos como grãos. Uma inovação da publicação é a desagregação dos resultados por safra para as culturas que apresentam mais de uma safra agrícola ao longo do ano. Assim, são disponibilizadas informações com detalhamento municipal para as culturas do amendoim (em casca) e do milho, em 1ª e 2ª safras; da batata-inglesa e do feijão em 1ª, 2ª e 3ª safras.
Com o cenário internacional favorável, produtos como a soja (+10,3%) e o milho (+22,2%) obtiveram um desempenho positivo na produção em 2007. Os produtores optaram por um bom padrão tecnológico, aumentando os investimentos em insumos, o que foi determinante para desenvolvimento das culturas. Além disso, o clima que, nos últimos anos, vinha afetando negativamente o setor agrícola, em 2007, de uma forma geral, favoreceu o desempenho das plantações.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.