| 16/12/2008 16h43min
Será assinado nesta quarta-feira pelo governador de Santa Catarina, Luiz Henrique, o decreto que vai oficializar a criação do Grupo Técnico Científico (GTC). O GTC será encarregado de avaliar, identificar as causas e efeitos e estudar ações para prevenir catástrofes naturais em Santa Catarina. O ato de assinatura está marcado para as 14h, no salão nobre da prefeitura de Blumenau.
O GTC tem prazo de seis meses para apresentar ao governo estadual uma avaliação técnica e científica das diferentes catástrofes naturais que ocorrem em Santa Catarina. Deverá também propor projetos preventivos nas áreas de pesquisa e de desenvolvimento tecnológico e científico, com o objetivo de reduzir os efeitos produzidos pelas catástrofes naturais recorrentes.
A coordenação geral do GTC ficará a cargo do presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Antônio Diomário Queiroz, enquanto a coordenação técnica ficou dividida
entre Hugo José Braga
(Epagri/Ciram) e Zenório Piana (Fapesc).
— A proposta do governo é ter uma base científica e tecnológica para a definição de políticas públicas que evitem novas tragédias como a observada no mês passado — esclarece o presidente da Fapesc.
Além da Epagri/Ciram e Fapesc, o GTC é composto por representantes da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), UFSC, Udesc, Unisul, Univille, Univali e Furb. Permanece aberto à participação de outras instituições municipais, estaduais, federais e internacionais.
As reuniões serão realizadas semanalmente, sempre às segundas-feiras, na sede da Epagri/Ciram, em Florianópolis. O primeiro encontro ficou marcado para o dia 2 de fevereiro.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.