| 27/02/2003 21h56min
Tropas e equipamentos da divisão da Guarda Republicana do Iraque começaram a ser levadas em direção a Bagdá da base aérea de Mosul, no norte do país. A afirmação foi feita por autoridades da Defesa norte-americana nesta quinta, dia 27.
As autoridades disseram que o propósito da mudança das tropas ainda não estava claro. Também não é sabido se toda a divisão será levada para ajudar a defender a cidade de Tikrit, do presidente Saddam Hussein, ou Bagdá.
Analistas da Defesa estimam que seis das divisões, que diminuíram depois da Guerra do Golfo em 1991, agora incluem mais de 8 mil soldados cada. Grande divisões incluem tanques e artilharia para apoiar as tropas no solo, mas não estava claro se a divisão em questão estava classificada como unidade armada ou de infantaria.
As autoridades salientaram que as unidades que estão sendo levadas não fazem parte da Guarda Republicana Especial de Saddam, uma força de elite com mais de 15 mil soldados. A maioria delas estão estacionadas perto de Bagdá e são o suporte principal de um cordão protetor do presidente iraquiano. O Exército iraquiano tem atualmente cerca de 375 mil soldados, incluindo as seis divisões da Guarda Republicana. As informações são da agência Reuters.
ANDREA MALLMANNGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.