| 01/10/2008 12h48min
A Comissão Européia (CE, órgão executivo da União Européia) anunciou hoje que planeja revisar a norma comunitária sobre sistemas de garantias de depósitos para reforçar a proteção aos poupadores. A legislação atual estabelece uma cobertura mínima de 20 mil euros, mas a situação é diferente nos diferentes Estados-membros.
No atual contexto de turbulências financeiras e incerteza em torno da situação das entidades, o governo irlandês elevou há duas semanas para 100 mil euros a proteção dos depósitos, e ontem decidiu oferecer garantia estatal durante dois anos a todos os depósitos bancários dos seis grandes bancos nacionais.
Em um discurso sobre a crise financeira, o presidente da Comissão Européia, José Manuel Durão Barroso, considerou hoje que a UE deve melhorar a coerência entre os sistemas de garantia nacionais. Em comunicado, o Executivo da UE afirmou que está estudando melhoras adicionais à norma atual, para dar confiança aos poupadores, principalmente no que diz
respeito à rapidez dos
pagamentos e ao nível de cobertura.
Veja a seqüência de quebras dos bancos americanos em 2008:
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.