| 17/05/2008 01h46min
A 5ª Cúpula América Latina-Caribe-União Européia , em Lima, abriu hoje o caminho para a criação de uma Fundação permanente para "estimular" e "aumentar a visibilidade" da cooperação entre os países destas regiões.
A Fundação deve seguir o modelo das já criadas pela União Européia para estimular o diálogo entre sociedades civis nos países do Mediterrâneo e da Ásia.
O texto final da Cúpula em Lima estipula que europeus e latino-americanos estabelecerão "um grupo de trabalho aberto" para preparar os possíveis "termos de referência" da Fundação. Um relatório sobre o assunto será apresentado a uma reunião de funcionários de alto escalão, para ser considerado em sua primeira reunião de 2009.
A idéia de uma Fundação entre as duas regiões foi lançada pelo Parlamento Europeu, que propôs para ela uma fórmula público-privada de gestão.
Espanha vai sediar Cúpula em 2010
A 6ª Cúpula América
Latina-Caribe-União Européia será na Espanha, em 2010, oito anos depois de
Madri receber a segunda edição deste encontro.
Em Lima, o presidente do Governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, demonstrou satisfação por receber em dois anos os cerca de 60 líderes europeus e latino-americanos que participam da reunião.
O Governo espanhol ainda não decidiu qual cidade será a sede da próxima Cúpula América Latina-UE, e estuda várias possibilidades entre as localidades que contam com a infra-estrutura necessária para acolher dezenas de delegações internacionais e várias centenas de jornalistas.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.