| 15/05/2008 17h15min
O barril de petróleo Brent, referencial na Europa, caiu nesta quinta-feira no mercado de futuros de Londres, depois que a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) afirmou que as necessidades mundiais para 2008 estão garantidas pelo atual ritmo de produção.
O barril de petróleo do Mar do Norte para entrega em junho terminou o dia a US$ 121,25 no International Exchange Futures (ICE) de Londres, US$ 0,61 a menos do que no fechamento do pregão anterior.
O preço do Brent caiu depois que a Opep indicou, em seu relatório mensal sobre o mercado de petróleo, que as necessidades de petróleo mundiais para 2008, cifradas em 86,95 milhões de barris por dia, estão garantidas pelos atuais ritmos de produção.
Os mercados também foram afetados declarações do ministro de Energia argelino e presidente em exercício da Opep, Chakib Khelil, divulgadas hoje pela imprensa de seu país.
Khelil afirmou que o cartel terá uma capacidade de
produção de 5 milhões de barris suplementares por
dia até 2012.
Os países-membros da Opep produzem atualmente cerca de 32 milhões de barris de petróleo por dia, o que representa 60% da oferta mundial, mas vários consumidores como os EUA e a União Européia (UE) pediram reiteradamente à organização que aumente sua produção para empurrar os preços para baixo.
Khelil disse que dentro do cartel há uma "vontade global" de descobrir novas jazidas e desenvolver novos potenciais de produção, o que levará a um aumento da capacidade em 5 milhões de barris diários nos próximos quatro anos.
O preço do Brent também retrocedeu após os EUA serem informados, nesta quarta-feira, que suas reservas de petróleo aumentaram na semana passada em 200 mil barris, muito menos que o esperado, e se situaram em 325,8 milhões de barris.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.