| 09/04/2008 15h58min
Exames laboratoriais realizados nesta terça-feira, 8, descartaram a contaminação por maré vermelha dos moluscos da Baía Norte de Florianópolis.
As primeiras análises tinham indicado a presença de algas acima do nível de alerta, fixado em 500 dinoflagelados por litro. Para confirmar a suspeita de maré vermelha, foram realizadas outras análises em ostras e mexilhões da região.
De acordo com o diretor da Secretaria Municipal de Saúde, Valdir José Ferreira, a proibição do consumo e da comercialização segue restrita apenas à Baía Sul, entre a Capital, Palhoça e São José.
O trabalho de fiscalização das peixarias e produtores permanece na região. Em Florianópolis, dos 800 estabelecimentos vistoriados, 300 foram notificados por apresentarem alguma irregularidade.
Segundo Ferreira, os produtos considerados contaminados pela maré vermelha são inutilizados com a aplicação de azul de metileno e depois são descartados no lixo comum.
Nos casos de grandes apreensões, a carga
contaminada é levada diretamente ao aterro sanitário em Biguaçu sem a aplicação do azul de metileno.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.