| hmin
O presidente Fernando Henrique Cardoso pediu ontem, dia 18, uma “ajuda global” à Argentina, não só de países latino-americanos. FH mencionou a possibilidade de financiamento por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para reincentivar o comércio do Brasil com a Argentina e reanimar o setor produtivo, informou a Agência Brasil.
Além de mencionar um possível pacote de ajuda liderado pelo Brasil – que ninguém ainda confirmou – o presidente quis demonstrar que o Mercosul apóia o governo de Eduardo Duhalde, disse ontem o embaixador José Botafogo Gonçalves. FH pretende discutir duas propostas: uma, do Convênio de Crédito Recíproco, sistema de pagamento de importações e exportações pelo Banco Central de cada país, o que permitiria à Argentina retomar as importações dos países sócios. E outra que cria o Instituto Monetário do Mercosul, responsável pela convergência de políticas monetária e cambial do bloco econômico.
O pacote emergencial teria sido discutido durante a noite de domingo, dia 17, com Duhalde e seria detalhado em encontro do ministro de Fazenda, Pedro Malan, com o ministro de Economia, Jorge Remes Lenicov. A notícia foi manchete do jornal Clarin, ontem. A ajuda orquestrada por FH exigiria o encaminhamento do acordo entre a Argentina e o Fundo Monetário Internacional.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.