| 02/09/2005 14h11min
O futebol francês escolheu o Brasil para se reforçar para a próxima temporada. Doze jogadores brazucas atracaram no campeonato francês, que conta com 27 brasileiros, a maior comunidade de estrangeiros. O número de brasileiros supera amplamente o de senegaleses (19), marfinenses (18), camaroneses (11) e malinês (11), freqüentes origens dos atletas forasteiros que costumavam dominar os gramados franceses.
Os dirigentes do futebol francês descobriram no Brasil um filão de jogadores baratos, de qualidade e, em alguns casos, com grande potencial, o que transformou o país em seu principal mercado. A maior parte dos novos brasileiros contratados por clubes franceses são jogadores praticamente desconhecidos e, no caso de Adaílton, novo jogador do Nancy, jogava no Glória de Vacaria, um time gaúcho da terceira.
A grande exceção é Fred, contratado pelo Lyon por 15 milhões de euros ao Cruzeiro, considerado uma das grandes promessas do futebol brasileiro. O zagueiro André
Luiz, contratado pelo Nancy,
também era muito valorizado em seu clube, o Atlético-MG.
O resto dos novos brasileiros do futebol francês se caracterizam por ser jogadores de segundo plano no Brasil e, portanto, de preços muito mais modestos. Fred não se sentirá estranho no Lyon já que o atual tetracampeão francês conta com outros três brasileiros: Cris, Caçapa e Juninho Pernambucano.
O clube que mais contrata brasileiros é o Ajaccio, que somou mais um brasileiro aos cinco que já tinha. Antônio Carlos se soma a André Luiz, Rodrigo, Marcelo Edson e Lucas, que ajudaram a salvar a equipe do rebaixamento na temporada passada.
O Bordeaux, sob a batuta do técnico Ricardo Gomes, também aposta em brasileiros, com três novos contratações: o zagueiro Henrique, do Flamengo, o volante Fernando e o atacante Denílson, campeão da Copa de 2002 e que estava no Real Bétis.
O Nancy também contratou três brasileiros, Adaílton, André Luiz e Kim.