| 03/12/2004 20h31min
O Avaí recebe o Bahia a partir das 16h deste sábado, dia 4, no Estádio da Ressacada, em Florianópolis, pela penúltima rodada do quadrangular final da Série B do Campeonato Brasileiro. Vencendo o tricolor baiano, o Leão da Ilha chega aos oito pontos e pode ir a Fortaleza, na última rodada, precisando de apenas um ponto para subir à Série A de 2005.
Por outro lado, como a classificação está embolada, o time catarinense pode ser manter com chances mesmo que empate neste sábado. E até mesmo se for derrotado. Mas é óbvio que, nesses dois casos, as chances de subir passariam a ser remotas.
– É o jogo da vida do Avaí. A gente sabe que só restam mais dois jogos e uma vitória dentro de casa nos deixa bem para buscar a classificação lá em Fortaleza – disse o volante Juliano.
– Vamos enfrentar um Bahia forte. Temos que ter tranqüilidade, cautela, jogar com inteligência. É um jogo decisivo, a última apresentação do ano na Ressacada. Esperamos sair com a vitória, que seria um passo importante rumo à Série A – afirmou o técnico Roberto Cavalo.
A ausência do zagueiro Naílton, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, obrigaram Roberto Cavalo a mexer na equipe titular. O volante Juliano foi deslocado para a defesa e vai compôr a zaga ao lado de Júlio César.
Com isso, abriu-se uma vaga no meio-de-campo, no qual estão confirmados três dos quatros atletas que vão formar o setor: o volante Marcos Basílio e os meias Marquinhos Paraná e Paulista.
Para completar o meio, disputam vaga o volante Marquinhos, recuperado da lesão no joelho direito, e o meia-atacante Joelson, que deixaria o time mais ofensivo.
– O problema é que, com o Joelson em campo, o time fica muito exposto, e eu fico sem opção no banco para fazer uma alteração para pôr o time para frente – disse Roberto Cavalo, indicando a preferência pelo esquema mais cauteloso.
Na lateral direita também há dúvida. O garoto Edilson tem mais força para desempenhar a função de apoiar o ataque e voltar para ajudar na marcação. Já Luizinho Netto conta com maior poder ofensivo, além da experiência, importante em momentos decisivos.
E uma outra dúvida surgiu nesta sexta-feira. O zagueiro Júlio César continua sentindo dores no joelho e foi poupado.
– Estou sentindo bastante dor ainda. Por isso, não treinei. Mas espero me recuperar o mais rápido possível para estar apto para o jogo – disse Júlio César, que, se for vetado, será substituto pelo jovem Jardel.
Já o Bahia pode ter que encarar o Avaí com a zaga reserva. Reginaldo está suspenso, e Leonardo levou uma pancada no tornozelo no último coletivo e pode desfalcar a equipe.
Leonardo será examinado na manhã deste sábado para saber se terá condições de enfrentar o Avaí.
Caso seja vetado, o volante Neto deve ser improvisado na zaga ao lado de Alysson, entrando Luís Alberto no meio-de-campo.
Cícero e Rodriguinho disputa uma vaga na armação.
No outro jogo deste sábado, o Brasiliense, que lidera a fase final com seis pontos e não perde em casa há 31 jogos, recebe o Fortaleza, também às 16h, na Boca do Jacaré, em Taguatinga (DF).
Com informações do Diário Catarinense e da CBN/Diário.