| 01/11/2009 09h10min
Durante a Feira Sustentável 2009, realizada entre os dias 30 de outubro e 01 de novembro, no CentroSul de Florianópolis, o Banco do Brasil faz a distribuição gratuita de sementes de hortaliças orgânicas produzidas por agricultores assentados nos Estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná.
São sementes comercializadas com a marca Bionatur, que foram adquiridas pelo banco, com a intermediação da superintendência do Incra/SC, para divulgar a produção de assentados durante o evento. No total, serão distribuídos mais de 400 kits, sendo que cada um terá nove pacotes com tipos diferentes de hortaliças.
O Banco do Brasil participa da feira com um estande para divulgar o programa de Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS), que a instituição desenvolve em todo o país. O programa é uma estratégia que busca impulsionar o desenvolvimento sustentável das regiões onde está presente, por meio da mobilização de agentes econômicos, sociais e políticos, para apoio a atividades produtivas economicamente viáveis, socialmente justas e ambientalmente corretas, sempre observada e respeitada a diversidade cultural.
Em Santa Catarina, o banco desenvolve 202 projetos de DRS, sendo alguns deles específicos para agricultores assentados, em parceria com o Programa de Desenvolvimento Sustentável Integrado (PDSI) do Incra/SC, como o do desenvolvimento da cadeia de leite na região norte do Estado.
A Bionatur é iniciativa de uma cooperativa de assentados do Rio Grande do Sul. Atualmente está presente no Paraná e em Santa Catarina, onde 40 famílias dos assentamentos dos municípios de Abelardo Luz, Passos Maia, Calmom, Matos Costa, Campos Novos e Fraiburgo produzem dentro dos preceitos do DRS. Somente nesse ano foram colhidas cerca de duas toneladas de sementes de hortaliças nos assentamentos catarinenses, produzidas de forma totalmente orgânica.
A Bionatur conquistou recentemente a certificação de produto orgânico pelo Instituto de Biodinâmica, instituição reconhecida internacionalmente e que permite à cooperativa exportar o produto com esse selo.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÍCOLA