» visite o site do RuralBR

 | 12/10/2009 10h09min

Frente fria se afasta e tempo seco e ensolarado retorna ao Sul

Temperatura máxima volta a subir no interior da região

Região Sul
A frente fria se afasta e apenas os ventos úmidos que sopram do mar e algumas áreas de instabilidade causam chuvas fracas e isoladas no norte, nordeste e leste do Paraná. Para a maior parte da região, retorna uma condição de tempo seco e ensolarado. Faz frio e a mínima varia entre 6°C e 8°C entre o sul do Paraná, centro de Santa Catarina e norte do Rio Grande do Sul. A temperatura máxima volta a subir no interior da região, mas permanece baixa entre o nordeste do Rio Grande do Sul e centro e leste de Santa Catarina e Paraná.
Para os próximos dias:
A previsão é de pancadas de chuva e trovoadas em boa parte da região nesta quarta. Na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai, o tempo permanece seco, com sol entre nuvens. O frio da madrugada diminui um pouco e a mínima varia entre 10°C e 12°C nas áreas mais frias. A máxima também sobe, apesar da chuva, e varia entre 22°C e 24°C em boa parte da região. Na quinta, chove no norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná (onde se esperam grandes acumulados). Na sexta, a frente fria estaciona sobre a região, mas causa chuvas mais fracas sobre o norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Região Sudeste
A frente fria avança, trazendo chuvas mais fracas a São Paulo, Rio de Janeiro, extremo sul do Espírito Santo e ao centro, oeste e sul de Minas Gerais. A temperatura despenca e a máxima não passa dos 22°C no centro, sul e leste de São Paulo e dos 24°C no sul de Minas Gerais e do Rio de Janeiro. No Espírito Santo, faz calor e a máxima varia entre 32°C e 34°C.
Para os próximos dias:
Até o fim do dia, a frente fria afasta-se para o Oceano. Por isso, nesta quarta, retorna uma condição mais próxima do verão, com sol, calor e pancadas de chuva de fim de tarde em boa parte do Sudeste. A temperatura entra em elevação e passa dos 30°C no interior de São Paulo, centro, oeste e leste de Minas Gerais e Espírito Santo. No Rio de Janeiro, a máxima varia entre 28°C e 30°C no centro e norte do Estado. Na quinta, uma nova frente fria traz chuvas fortes ao oeste, centro, sul e leste do Estado de São Paulo. Na sexta, esta nova frente fria traz chuvas generalizadas a São Paulo, Rio de Janeiro, sul do Espírito Santo e centro, sul e leste de Minas Gerais.

Região Centro-Oeste
A frente fria avança, mas perde força ao longo desta terça. As chuvas na forma de pancadas atingem o centro e norte de Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso. Apenas no centro e noroeste de Mato Grosso, há risco de chuvas mais intensas. O calor retorna ao Mato Grosso do Sul e permanece intenso em Goiás, Mato Grosso e Distrito Federal. A máxima passa dos 30°C na maior parte da região.
Para os próximos dias:
Na quarta, apenas áreas de instabilidade causam pancadas de chuva alternadas com períodos de melhoria. De uma forma geral, esperam-se baixos acumulados. Apenas no centro e noroeste de Mato Grosso chove forte. Faz calor na maior parte da região, com máxima de mais de 30°C. Apenas no norte de Mato Grosso, o dia mais chuvoso fará com que a máxima não passe dos 28°C. Na quinta, uma nova frente fria traz chuvas fortes ao oeste, sudoeste e sul de Mato Grosso do Sul. Na sexta, a frente fria traz chuvas generalizadas para boa parte de Mato Grosso do Sul.

Região Nordeste
A frente fria se afasta, mas áreas de instabilidade ainda causam pancadas de chuva alternadas com alguns períodos de melhoria sobre boa parte da Bahia, Sergipe, Alagoas, oeste de Pernambuco e sudeste do Piauí. Ainda há previsão de chuvas fortes entre o norte da Bahia e oeste de Pernambuco. A temperatura máxima ainda permanece baixa, oscilando entre 24°C e 26°C no centro, nordeste e norte da Bahia. No norte do Nordeste, o tempo permanece seco, ensolarado e extremamente quente.
Para os próximos dias:
Na quarta, as chuvas enfraquecem bastante e concentram-se apenas no litoral e zona da mata desde Pernambuco até a Bahia. Na maior parte do interior, retorna uma condição de sol e calor. A máxima passa dos 30°C em boa parte da Região. Na quinta e na sexta persistem as pancadas isoladas e o calor extremo.

Região Norte
A frente fria deixa de influenciar o tempo. Entretanto, as áreas de instabilidade ganham muita força e trazem chuvas intensas e generalizadas ao Pará, Amazonas, Roraima, Acre e Rondônia. As chuvas fortes atingem várias localidades, entre elas Manaus e Porto Velho. Por conta da grande quantidade de nuvens, a temperatura despenca em boa parte do Amazonas, variando entre 24°C e 26°C no centro e sul do Estado.
Para os próximos dias:
As áreas de instabilidade mantêm os temporais, desta vez sobre o centro e sul da região. As chuvas fortes atingem o Acre (Rio Branco), Rondônia, sudoeste do Pará e sul do Amazonas. Apesar das chuvas, o calor retorna para toda a região nesta quarta. Na quinta, destacam-se as chuvas fortes previstas na divisa do sul do Pará com o sul do Amazonas. Na sexta, chuvas fortes atingem o Acre, centro e oeste do Amazonas e sudoeste do Pará.

SOMAR METEOROLOGIA

© 2011-2012 RuralBR.com.br

Todos os direitos reservados

Grupo RBS